Comentando o primeiro trailer de Velozes e Furiosos 8


Há muito tempo atrás um filme causou histeria em Hollywood: carros, corridas ilegais, mulheres, cenas que deixam 60 Segundos no chinelo e um elenco liderado pelo carismático monte-de-músculos Vin Diesel. Yep, Velozes e Furiosos. Em 2001 começava uma das franquias mais populares e bem sucedidas, que em 2017 promete tomar uma curva completamente diferente de onde começamos.

Velozes e Furiosos 8 é o nome provisório (?) em português, mas por razões de marketing eu acredito que a Universal deva manter ele no Brasil. Uma pena, porque The Fate of the Furious, ou "O Destino dos Furiosos," soa bem... Épico. Vide o primeiro trailer que lançaram! E que eu não podia deixar passar em branco, obviamente. Começando por ele (legendado):


É muito interessante ver como Velozes e Furiosos veio da simplicidade das corridas de rua e virou um primo rico de Os Mercenários: ainda temos carros, ainda temos mulheres, armas, coisas ilegais, mas as missões ficaram maiores, a ação ficou maior, a quantidade de músculos ficou maior com a chegada do The Rock, um prato cheio para quem gosta desses blockbusters frenéticos. Entretanto, uma coisa foi construída e ficou como sempre foi: as dinâmicas entre os personagens centrais.

Eles vieram, foram, ficaram, mas sob a liderança de Dominic Toretto o grupo veio de amigos, rivais e futuros aliados, aliados, e todo mundo virou família. Seria uma pena se... Viesse uma linda vilã e colocasse água nesse chopp. Eu realmente espero que não revelem o motivo da traição do Toretto, ou que façam da forma mais confusa, para depois só explicar no filme.

É uma jogada de marketing sensacional que fica reforçada ainda mais no próprio Vin Diesel: o cara não mostra 1% de expressão facial no trailer. Você não sabe se a traição é fake, se é real, se é por coação, vontade própria, um motivo bombástico e obscuro, nada.


Mas começando do começo, a sequência inicial do trailer não podia ser melhor:


Uma fuga de carros de uma prisão (?) em plena noite, humor sarcástico, e uma bola de metal que dá strike nos perseguidores. Existe came like a wrecking ball, e isso. Loucura. Mas logo já apresentam pra gente a premissa nua a crua: um time de pilotos de rua, hackers, agentes de elite que é capaz de passar por tudo e fazer tudo só teria problema com uma única coisa: quem criou eles.

E ta-da! Dom faz de novo a família se unir por causa dele, embora dessa vez a causa não seja boa. Já começa dando ruim porque o menino Luke acaba indo preso e encontra oh quem diria, Deckard Shaw, o cara que ele prendeu.


Dai fica uma sinuca: de um lado o filme tem que parar a Cipher (olar, Charlize Theron), especialista em terrorismo de alta tecnologia. Do outro o filme precisa parar a Chiper porque um dos aliados dela é o melhor cara que ela podia achar como aliado. Isso dá pé pra sequências incríveis como essa:


É como aquelas cenas onde laçam um boi, um cavalo, ou mesmo uma pessoa pra ela realmente não escapar, o que não dá certo porque olha quem a gente tá tentando pegar nesse trailer? E pensar que a cena do carro carregando/trocando os cofres em Velozes 5 tinha sido um auge. Mas calma que isso nem é o ponto alto do trailer.


Aí não tem jeito, é ir lá na prisão pegar uma galera, juntar com a galera daqui, ainda sem chão pela traição que aconteceu, e vamos a luta! 


E quem disse que não dá pra se apaixonar no meio do caminho? Se o assunto é uma Lamborghini vermelha, difícil não acreditar em amor a primeira vista.


Certamente você já deve ter pensado Bruna, tem certeza que não é Os Mercenários 4? Tenho. Juro. Mesmo que Velozes 8 tenha o Jason Statham, ou que caras tenham levado o filme para o.. Ártico.


Vamos fazer as contas então? Velozes e Furiosos 8 tem: armas, carros, mulheres, sequências de ação bem caras, corridas, montes-de-músculos, armas, tanques, Ártico, explosões, traição, fugas, missões super importantes, uma vilã pra fazer você torcer por ela... 


Sério, vai dizer que que você não torceu pela Rainha Ravenna em Branca de Neve e o Caçador? O Caçador e a Rainha do Gelo, talvez?

(Embora ok, eu sei, com o elenco desses filmes é difícil torcer contra ela)

Falta alguma coisa? Falta.


Um submarino. Claro. Coisa tranquila.

O coração da franquia continua, mas o corpo mudou bem. Não acho isso ruim, pois foi mudança boa, palavra de quem segue a franquia desde o começo. A traição do Toretto já está gerando muita especulação, o que é ótimo, por isso eu torço de coração para Universal aproveitar a confusão dos fãs e explorar a exemplo da Marvel com Guerra Civil, que vendeu um filme de treta, o que teve, mas que passou longe da tensão na HQ. 

De gente vendendo uma coisa e entregando outra já basta a Warner em 2016... Mesmo. 

Porque todo mundo e mais alguém vai querer uma explicação lógica pra isso:


(Começando pela pessoa que vos fala)

Velozes e Furiosos 8 estreia em 13 de abril de 2017, o ano que vai fazer os nerds pegarem empréstimo pra bancar ver tanto filme no cinema: Baywatch, Logan, Ghost in the Shell, Guardiões da Galáxia vol. 2, Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Assassin's Creed... Socorro.

Postar um comentário

0 Comentários