O que é Haikyuu
Haikyū!! (ハイキュー!!) é uma série de manga escrita e ilustrada por Haruichi Furudate. Os capítulos individuais são publicados na revista Weekly Shōnen Jump desde fevereiro de 2012, com os volumes tankōbon sendo publicados pela editora Shueisha. A série foi inicialmente publicada como um one-shot na revista sazonal Jump NEXT!
A adaptação em anime foi ao ar em 6 de abril de 2014 na TV japonesa e até o momento possui quatro temporadas, sendo que a quarto está no ar atualmente no Japão e podemos ver os episódios via streaming pelo Crunchyroll.
O enredo
Inspirado depois de assistir a um ás de vôlei apelidado de "Little Giant" (Pequeno Gigante) em ação, o pequeno Shouyou Hinata revive o clube de vôlei em sua escola secundária. A equipe recém-formada chega a um torneio; no entanto, a primeira partida acaba sendo a última, quando são brutalmente esmagadas pelo "Rei da Quadra", Tobio Kageyama. Hinata promete superar Kageyama e, depois de se formar no ensino médio, ele se junta ao time de vôlei da Karasuno High School - apenas para descobrir que seu rival jurado, Kageyama, agora é seu companheiro de equipe.
Graças à sua baixa estatura, Hinata luta para encontrar seu papel na equipe, mesmo com seu poder de salto superior. Surpreendentemente, Kageyama tem seus próprios problemas com os quais apenas Hinata pode ajudar, e aprender a trabalhar juntos parece ser a única maneira de a equipe ter sucesso. Baseado no popular mangá shounen de Haruichi Furudate com o mesmo nome, Haikyuu!! é uma comédia esportiva divertida e emocionante, que segue dois atletas determinados, que tentam consertar uma rivalidade acalorada, a fim de tornar seu time de vôlei do ensino médio o melhor do Japão.
As semelhanças com a realidade
Um dos pontos fortes para você se prender a Haikyuu, além de ser realmente muito bom, é como o anime retrata o inicio de Hinata no vôlei de uma forma que é comum na vida real. Assisti muitas similaridades com o que passei ou vi com amigos, quando comecei a jogar vôlei a longos anos atrás na época de ensino médio.
Hinata está empolgado com o esporte, se dedica absurdamente e não tem amigos para compartilhar sua paixão e vontade intensa de jogar. Quando ele finalmente consegue realizar uma partida, encara a tensa realidade: a força das outras escolas.
É curioso como quando estamos aprendendo a jogar vôlei ficamos muito, mas muito tempo mesmo, treinando e jogando entre nós mesmo do clube, escola ou seja onde for que você está aprendendo vôlei. Obviamente alguns locais as vezes aceleram a etapa de amistosos contra outros times para entrar em competições. Esse ponto é onde muitos vão se sentir ligados a Hinata ou outro dos personagens que vamos conhecer ao longo da temporada.
Assim como Captain Tsubasa (Super Campeões) em Haikyuu vemos muitas jogadas inspiradas na vida real. Mesmo com o momento de exagero de um anime, é incrível como a animação e roteiro conseguem mantem o mesmo impacto da jogada na vida real, dentro do anime. O vídeo acima é um de vários que podemos encontrar comparados jogadas iguais ou próximas.
O time do Karasuno
Assim como é comum vermos nos animes esportivos cada personagem é melhor em algum fundamento do jogo, e geralmente, formam um time inicialmente sem que todos tenham um domínio razoável dos fundamentos de jogo. No vôlei é muito comum que sempre fique faltando algo no jogador, especialmente os de ataque quando precisam realizar alguma recepção.
Haikyuu respeita o rodízio e as posições em quadra, contudo, as vezes é caótico entender o posicionamento da galera em algumas cenas. Abaixo os jogadores que aparecem mais no time durante a primeira temporada:
No ataque o levantador joga na 2, quando está no fundo, ele avança para a "2,5" |
Shouyou Hinata: o protagonista do anime que inicialmente vemos ele atuando como Ponta (posição 4) e ao se juntar ao Karasuno, torna-se meio de rede. Mesmo sendo muito desajeitado, Hinata é muito determinado e atlético compensando sua falta de estatura com ótimo salto vertical. Com a ajuda de Kageyama seu potencial é utilizado ao máximo.
Tobio Kageyama: o "Rei da Quadra" e rival de Hinata é um exímio levantador mas inicialmente uma pessoa que acredita que o jogo depende totalmente dele. Isso é o que torna ele o "Rei", não pelo motivo certo, e ao entrar no time do Karasuno ele vai aprendendo aos poucos a importância de jogar com o time e como o vôlei é um esporte coletivo, por mais que o levantador dite todo o ritmo de um time e até de um jogo.
Daichi Sawamura: o capitão do time e atacante do time, provavelmente joga de Oposto. Daichi é um dos jogadores que o anime não deixa claro onde joga quando chega no ataque, contudo, levando em conta a posição de outros jogadores, ele joga oposto a Kageyama.
Koushi Sugawara: estudante do terceiro ano, Suga era o levantador titular até a chegada de Kageayma. a chegada do novato fez Suga se dedicar a potencializar outras forças para poder competir em quadra, visto que, Tobio é talento natural difícil de ser superado.
Asahi Azumane: o Ace do Karasuno e estudante do terceiro ano. Seu porte dá a sensação dele ser mais velho do que é e isso gera muitos casos de pensarem que ele tem um passado sombrio. Azumane encontra nova motivação para jogar vôlei ao ver os novatos e atua como Ponta no ataque. Um dos seus fortes são os ataques atrás da linha dos 3 metros.
Ryuunosuke Tanaka: estudante do segundo ano e Ponta no ataque, Tanaka é o coração da equipe e o responsável por manter o time vibrando em quadra. A cada ponto que marca ele inflama. Fora de quadra ama levar um fora da assistente do time, Kiyoko Shimizu.
Yuu Nishinoya: o "Deus Guardião" do Karasuno é estudante do segundo ano e em quadra joga de Líbero. Sendo um dos menores do time, uma caraterística para líbero é a baixa estatura, seu espírito guerreiro é sua grande motivação para impedir que a bola caia no chão quando sofrem ataques.
Kei Tsukishima: estudante do primeiro ano, Tsukishima é um dos poucos que encara Kageyama no inicio e o despreza fortemente. Com o tempo eles são obrigados a chegarem a um entendimento para funcionar como time. Tsukishima tem seu jeito próprio e um pouco recluso, contudo, sempre dirá o que os outros não teriam coragem de dizer, seja para quem for. Ele joga como meio de rede oposto a Hinata.
Tadashi Yamaguchi: estudante do primeiro ano, Yamaguchi tem amizade com Tsukishima por ele o ter salvo de bulliyng. Ele é muito tímido e aos poucos vai pegando confiança para jogar, visto que, inicialmente ele tinha um visão do jogo e muda totalmente ao pisar pela primeira vez em quadra.
Concluindo
A jornada do Karasuno para voltar a se destacar é um belo roteiro na jornada de Haikyuu. A primeira temporada foca em como o time pode voltar ao cenário e como os jogadores vão crescendo e lidando com os obstáculos que aparecem no caminho.
Os primeiros colégios rivais mostram os primeiros adversários que eles terão de superar como rivais em quadra para alcançar o sonho de disputar o nacional. apesar do Karasuno se mostrar um time com grande potencial e com algumas forças inicialmente, a jornada deles não é fácil.
Haikyuu consegue dosar muito bem a comédia com os momentos de drama e superação que vemos ao decorrer dos episódios, sem contar as partidas, bem roteirizadas que dão aquela agonia de uma partida real. Obviamente temos as "coisas de anime" como um pouco de exagero ou jogador demorar para realizar um tipo de jogada, mas, acaba aprendendo de algum rival.
Pode confiar que você não vai gostar apenas se esportes se te incomodar muito, mas muito mesmo.
0 Comentários
Seja educado(a) antes de comentar. Educação é grátis, e todo mundo gosta.