Crítica: O Último Desejo: A Saga do Bruxo Geralt de Rívia (audiobook) (2019)


Finalmente! Hoje é dia de pagar uma dívida e trazer algo muito legal. Sabe The Witcher? Em janeiro eu tive a chance de conferir o audiobook de 'O Último desejo'. Desde então eu vinha tentando achar a hora de falar sobre, mas ela nunca havia chegado. Ou foi um imprevisto que houve, teve o tempo em que eu fiquei de cama, etc. Os tempos cabuloso passaram. Vamos falar cabulosismo, mas só com ele, o tal do bruxo.



Sobre o livro

Escrito por Andrzej Sapkowski e lançado em 1993, 'O Último Desejo' é uma coleção de sete contos os quais antecedem a saga original de The Witcher. Ao todo existem duas coleções, a outra sendo 'A Espada do Destino'. Nele, Geralt de Rivia foi ferido em batalha e repousa em um templo. Ali, Geralt tem flashbacks de acontecimentos recentes na sua vida, onde cada um forma uma história própria.

Confira a lista de contos, com os nomes em português e polonês:

  • 'A Voz da Razão' ('Głos rozsądku')
  • 'O Bruxo' ('Wiedźmin')
  • 'Um Grão de Veracidade' ('Ziarno prawdy')
  • 'O Mal Menor' ('Mniejsze zło')
  • 'Uma Questão de Preço' ('Kwestia ceny')
  • 'Os Confins do Mundo' ('Kraniec świata')
  • 'O Último Desejo' ('Ostatnie życzenie)

Curiosidade: o jogo 'The Witcher 3: Wild Hunt' tem uma missão secundária com nome do livro, a qual faz referência a 'O Último Desejo' (conto).

Sobre o livro

O audiobook de 'O Último Desejo' é um ótimo. Escolher o Mauro Ramos foi perfeito, ele é incrível em dar o tom de cada momento - seja com uma pitada de humor, sarcasmo, seriedade. É bom demais a forma como uma única voz passa o sentimento de diferentes personagens. Não dava para esperar menos do Aldebaran de Touro, ou do Pumba.

Isso torna a experiência muito agradável e até divertida. Vale cada instante. O Mauro Ramos te leva para dentro das histórias sem esforço, e você sente o mau humor do Geralt, que ficou famoso com a série da Netflix. É uma ótima pedida para ir deitar e ficar ouvindo, relaxando e viajando na forma que o dublador constrói o universo do bruxo só com o poder da voz.

Sobre o serviço

O livro físico e digital são da editora WMF Martins Fontes. A cópia cedida ao Armadura Nerd veio da Auti Books, que vende livros bem famosos eu audiobook, feito 'Guia do Mochileiro das Galáxias' e 'Guerra dos Tronos'. Eu fiz todo processo de aquisição pelo celular, o que me deixou desconfiada, pois muitos sites não tem versão mobile otimizada. Felizmente, não tive problemas com o site mobile de Auti Books, fosse na hora da compra, quanto para criar o login e ter acesso ao conteúdo.

Para ouvir no celular, é obrigatório ter o aplicativo da Auti Books instalado. Você pode ouvir o livro sem fazer download, ou baixar as faixas - 'O Último Desejo' tem 57, totalizando 13:58:18 de duração. Bruna, eu posso ouvir o livro em outro aplicativo? Não, essa é a única forma. E é ruim ficar refém de um aplicativo. Imagina comprar 10 audiobooks em 10 lojas diferentes, e todas terem essa ideia? Fica difícil.

Bruna, eu posso ouvir o audiobook offline? Na teoria, sim. Na prática, não consegui. Eu baixei duas faixas, desativei o WiFi e abri o app. Mais de 10 vezes eu tentei abrir a lista de faixas do audiobook, e em todas elas o app da Auti Books fechou sozinho. Ele só funcionou quando eu liguei a internet de novo. Foi azar meu? Ou o app tem um erro sério que impede algo tão básico, como ouvir um produto que você comprou, offline? Vou ficar devendo essa resposta.

Daí temos as perguntas

Eu indico o audiobook?
Sim, muito. O Mauro Ramos é maravilhoso, e a história é boa demais;

Eu indico comprar pela Auti Books?
Não. O app é fácil de usar, mas apresenta erros que estragam a experiência. Ele está com nota 2.8 na Play Store. A empresa tem um bom catálogo, mas isso atrapalha demais, pois o mundo agora é dos celulares. Viu como eu estava desconfiada não por acaso?

Melhor comprar o audiobook na Play Store, pois o preço é o mesmo, e na data desse texto ele está em promoção. Sem falar que os apps da Google são nativos nos celuares, dispensando baixar mais apps.

Postar um comentário

0 Comentários