Sete grandes instituições culturais da Avenida Paulista unem-se novamente entre os dias 29 de junho e 3 de julho para oferecer cinco dias de atividades gratuitas e, pela primeira vez, 100% digitais e em formato de festival. As atividades serão transmitidas pelo Facebook e Instagram do projeto (veja abaixo a programação completa da Paulista Cultural 2021 #EmCasa).
A Paulista Cultural, iniciativa pioneira organizada pela Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP e Sesc Avenida Paulista, irá proporcionar ao público ações voltadas ao teatro, à música, às artes visuais, à dança, à literatura, às histórias em quadrinhos e à fotografia.
Em sua primeira edição, realizada em março de 2018, a ação reuniu mais de 40 mil pessoas. Na segunda, em 2019, foram 46 mil pessoas recebidas. Já a edição de 2020 foi adiada por conta da pandemia de Covid-19.
Depois desse hiato, o evento volta com força total em 2021, convidando o público a participar, de casa, das atividades virtuais que foram especialmente pensadas pelas instituições para atender a esse formato. Além da transmissão pelas redes sociais, o público também vai encontrar a programação completa do evento no site da Paulista Cultural (www.paulistacultural.com.br), lançado em dezembro de 2020 com o apoio do Banco Itaú. Quem não puder participar nas datas marcadas, poderá ver depois parte das atividades no canal do YouTube da Paulista Cultural.
PROGRAMAÇÃO
A programação será dividida em seis eixos: cursos e oficinas; apresentações de teatro, música, cinema e performances; visitas virtuais; debates e bate-papos com curadores e artistas; as Janelas da Paulista e infantil.
O primeiro dia abre com uma breve fala dos dirigentes da Paulista Cultural, e, na sequência, com a estreia de As Janelas da Paulista, uma série de sete episódios, inspirada na exposição WINDOWOLOGY - Estudo de janelas no Japão, que será inaugurada em 29 de junho e permanecerá em cartaz até 22 de agosto, na Japan House São Paulo. A partir desta mostra, a instituição nipônica convidou as outras seis instituições participantes da Paulista Cultural para contarem sobre a relação de seus edifícios com a Avenida Paulista através de suas janelas. Os episódios serão exibidos no Instagram da Paulista Cultural, de 29 de junho a 3 de julho.
Ainda na manhã de abertura, o evento terá a exibição de um espetáculo teatral, que mescla manifestações artísticas com intervenções urbanas ao longo da cidade de São Paulo. Intitulado O Outro Nome da Amizade, da Cia. Tijolo, a cena teatral foi criada especialmente para a programação Cena Agora, do Itaú Cultural. Nela, personagens como Dom Helder Câmara, Ivone Gebara, Paulo Freire e Patativa do Assaré são evocados para pensar o tempo presente.
Também acontecerão bate-papos abertos com alguns curadores e artistas das exposições em cartaz em algumas das instituições. Serão duas conversas, uma às 19h e, no dia seguinte, às 20h. A primeira será com Gustavo Carvalho (curador), Guilherme Gontijo Flores (poeta) e Daniel Kondo (ilustrador), da exposição Coestelário, em cartaz na Casa das Rosas. A segunda, com o coordenador de fotografia do Instituto Moreira Salles, Sérgio Burgi, sobre a exposição Mario Cravo Neto: Espíritos sem nome, em cartaz no IMS Paulista.
Nesta edição especial da Paulista Cultural 2021 #EmCasa, o MASP convida o público para um bate-papo online sobre as relações entre práticas artísticas e ativismo. Com Cristina Ribas, pesquisadora, e André Mesquita, curador no MASP.
A programação também traz cinco experiências dentro dos espaços expositivos das instituições. A Casa das Rosas apresenta o museu e sua relação com a história na Avenida Paulista, ao vivo no Instagram da Paulista Cultural. Já o Sesc Avenida Paulista faz uma imersão em dois capítulos dentro da exposição Oficina Molina - Palatnik por meio de videodocumentação – a mostra apresenta um diálogo entre a obra do Mestre Molina e Abraham Palatnik, dois artistas emblemáticos da história da arte brasileira que integram o Acervo Sesc de Arte.
Além disso, é possível participar de duas experiências virtuais do Itaú Cultural: uma delas é a Experiência: Obras e Processos de Beatriz Milhazes, prática digital que faz parte da exposição Beatriz Milhazes: Avenida Paulista. A segunda é a vivência online na Ocupação Chiquinha Gonzaga, abordando a trajetória de duas mulheres negras pioneiras na música brasileira: Chiquinha Gonzaga e Ivone Lara, ambas homenageadas no projeto Ocupação.
Também integra o eixo de visitas virtuais o episódio da série de mediação cultural virtual sobre a exposição João Carlos Martins: 80 Anos de Música, do Centro Cultural Fiesp, que aborda temas como a carreira internacional do maestro e seu trabalho junto ao Sesi-SP, para difundir o acesso à música clássica.
A programação ainda contempla aulas de fotolivros, aulas de arte, memória e inovação e um curso para formação de escritores. Para quem gosta de teatro, o Bate-papo Práticas Pedagógicas de Artes Cênicas no ensino a distância convida os artistas e pedagogos Angela Ribeiro, Guilherme Yazbek, Inês Vianna, Murillo Basso e Silvia Gomez a compartilharem suas experiências, desafios e possibilidades para o aprendizado do teatro em plataformas digitais.
Já para as crianças as atrações são: oficina de contação de histórias e yoga, oficina para criação de um tambor japonês totalmente “faça você mesmo”, oficina de antotipia, e, ainda, a exibição da peça teatral O dia em que minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas, completam a grade.
Além dos cursos e oficinas, o festival terá ainda apresentações de performances e shows.
O MASP apresenta a performance de dança Avenida Paulista - Gamboa III, os registros audiovisuais exploram as performances com intérpretes da Márcia Milhazes Companhia de Dança. As apresentações foram realizadas diante da pintura e da escultura homônimas, que fizeram parte da exposição Beatriz Milhazes: Avenida Paulista. Os vídeos sublinham a longa parceria entre a artista e sua irmã, a coreógrafa Márcia Milhazes.
O cantor, compositor e violeiro Pereira da Viola apresenta, na noite de sexta-feira, uma música autoral ligada à cultura mineira e às raízes quilombola e rural, entre batuques, rasqueado, folia de reis e danças. A transmissão gratuita do show, que inclui um repertório envolto na ancestralidade e na vida no campo, tem a produção do Itaú Cultural.
No sábado serão exibidos um sarau e dois shows em sequência, que encerram a programação da Paulista Cultural 2021 #EmCasa. Às 19h, o sarau A Plenos Pulmões reúne poetas que desejam apresentar sua produção aos ouvidos atentos. Às 20h, o público pode curtir o concerto do tenor Jean William e do Quinteto Bachiana Sesi-SP interpretando músicas como Eleanor Rigby (The Beatles), Your Song (Elton John), Sweet Child O'Mine (Guns N' Roses) e Oceano (Djavan). Encerrando a maratona de atividades, às 21h, ocorre a apresentação musical inédita e muito especial, com Filipe Catto, e a participação de Maria Alcina, Ciro Barcelos e Alma Negrot, inspirada na exposição Madalena Schwartz: As metamorfoses, em cartaz no IMS Paulista.
SERVIÇO:
Paulista Cultural 2021 #EmCasa
De 29 de junho a 3 de julho de 2021
Gratuito. Evento online com transmissão pelas redes sociais da Paulista Cultural
Facebook: paulistaculturaloficial
Instagram: paulistacultural.oficial
Veja a programação completa em paulistacultural.com.br.
Fotos de divulgação de todas as atividades: bit.ly/pc2021emcasa
Para participar dos cursos e oficinas é preciso realizar inscrição prévia no site de cada instituição. A programação completa e os links para as inscrições nas atividades estão disponíveis no site da iniciativa.
29/06 - Terça-feira
10h
Abertura com uma breve fala dos dirigentes da Paulista Cultural. Na sequência a exibição do primeiro episódio da série As Janelas da Paulista. A série, em sete episódios, será exibida no Instagram da Paulista Cultural.
Japan House São Paulo
Série “As Janelas da Paulista”
A partir da exposição “WINDOWOLOGY - Estudo de janelas no Japão”, a Japan House São Paulo convida as instituições da Avenida Paulista para contarem sobre a relação de seus edifícios com a própria Avenida a partir de suas janelas em sete episódios.
Duração: até 2 minutos cada episódio.
Classificação etária: livre.
Acesso pelo link sem inscrição prévia.
Dias e horários: de 29/06 a 02/07, às 10h e 03/07 às 10h, 15h e 18h.
Transmissão em: Instagram paulistacultural.oficial
10h
Itaú Cultural
Um outro nome para amizade
Nesta cena criada para o recorte Encruzilhada Nordeste(s): (contra)narrativas poéticas, da programação Cena Agora do Itaú Cultural, a Cia. do Tijolo evoca personagens de seus espetáculos para junto com amigas, camaradas e companheiros, pensar o tempo presente, a vida presente. Dom Helder Câmara, Ivone Gebara, Paulo Freire e Patativa do Assaré percorrem encruzilhadas da cidade de concreto condenada a nunca adormecer.
Com interpretação em Libras
Duração: 20 minutos
Capacidade de participantes: livre
Classificação etária: livre
Acesso pelo link sem inscrição prévia
Dia e horário: 29/06, às 10h
Transmissão em: Facebook paulistaculturaloficial
11h
Casa das Rosas
Visita Virtual: Janelas Abertas Com Alexandra Rocha
Nesta live, a coordenadora do Núcleo de Ação Educativa da Casa das Rosas conduzirá um passeio por suas instalações, durante o qual responderá a perguntas sobre o museu. Uma atração especial será mostrar a vista a partir das janelas e varandas do imóvel projetado por Ramos de Azevedo, exibindo perspectivas de relação visual com a Avenida Paulista e o belo jardim da própria Casa.
Duração: 60 minutos
Classificação etária: livre
Acesso pelo link sem inscrição prévia
Dia e horário: 29/06, às 11h
Transmissão em: Instagram paulistacultural.oficial
15h
IMS Paulista
Oficina Arte, Memória e Inovação com Gabriela Maciel
Oficina de artes com foco nas percepções e representações da memória e no incentivo à inovação. O objetivo é trocar conhecimentos, estimular o pensamento crítico e reflexivo e a produção artística. Por meio de diálogos em grupo e criações individuais e/ou coletivas, os participantes estudarão a imagem e sua contextualização através da apresentação e da criação de obras nos mais variados formatos e suportes: foto, vídeo, filme, colagens, textos, arte digital, sonora, artes performáticas, entre outros.
Duração: 2h30
Capacidade de participantes: 12 vagas
Classificação etária: 18 anos
Inscrição prévia em: sympla.com.br/imoreirasalles
Dia e horário: 29/06, 30/06 e 01/07, às 15h
Transmissão em: Zoom sympla.com.br/imoreirasalles
17h
Japan House São Paulo
Conversas com o Educativo da JHSP - Mado: A Janela Japonesa
Mado 窓 é a palavra japonesa que se refere às janelas. Nesta conversa, a equipe do educativo da instituição apresentará a história, além de trazer a percepção japonesa referente a este elemento arquitetônico, que acaba revelando outros aspectos da cultura e pensamento nipônicos.
Duração: 1h30
Capacidade de participantes: até 500 pessoas
Classificação etária: livre
Acesso pelo link sem inscrição prévia.
Dia e horário: 29/06, às 17h
Transmissão em: Zoom da Japan House São Paulo (Link disponível no site da Paulista Cultural)
18h
Centro Cultural Fiesp
Bate-papo Práticas Pedagógicas de Artes Cênicas no ensino a distância
Neste bate-papo, os artistas pedagogos Angela Ribeiro, Guilherme Yazbek, Inês Vianna, Murillo Basso e Silvia Gomez compartilham suas experiências, desafios e possibilidades para o aprendizado do teatro em plataformas digitais a partir das relações de ensino que são vivenciadas nos Núcleos de Artes Cênicas, Experimental e Dramaturgia mantidos pelo Sesi-SP. O debate ainda conta com a mediação das analistas de artes cênicas do Centro Cultural Fiesp e Sesi-SP, Anna Polistchuk e Daniele Carolina Lima.
Duração: 60 minutos
Capacidade de participantes: livre
Classificação etária: livre
Acesso pelo link sem inscrição prévia
Dia e horário: 29/06, às 18h
Transmissão ao vivo em: Facebook paulistaculturaloficial
19h
Casa das Rosas
Coestelário: conversa com o curador e os artistas. Com Gustavo Carvalho, Guilherme Gontijo Flores e Daniel Kondo
Um bate-papo sobre a exposição em cartaz na Casa das Rosas, Coestelário, que reúne 72 obras em homenagem a pessoas falecidas durante a pandemia. Na ocasião, o curador Gustavo Carvalho, o poeta e tradutor Guilherme Gontijo Flores e o artista plástico Daniel Kondo falaram sobre a concepção da mostra e dos poemas visuais baseados nas antigas estelas funerárias, e sobre seus desdobramentos nas redes sociais da Casa como resposta aos desafios impostos pela covid-19.
Duração: 60 minutos
Capacidade de participantes: 250
Classificação etária: livre
Inscrição prévia em: casadasrosas.org.br/agenda
Dia e horário: 30/06, às 19h
Transmissão em: Zoom da Casa das Rosas
30/06 - Quarta-feira
10h
Japan House São Paulo
Série “As Janelas da Paulista”
Duração: até 2 minutos cada episódio
Classificação etária: livre
Acesso pelo link sem inscrição prévia
Dias e horários: de 29/06 a 02/07, às 10h e 03/07 às 10h, 15h e 18h
Transmissão em: Instagram paulistacultural.oficial
11h
Itaú Cultural
Duas mulheres pioneiras na música brasileira: Chiquinha Gonzaga e Dona Ivone Lara
Experiência Virtual
Esta experiência virtual faz parte da programação Ocupação Chiquinha Gonzaga e abordará duas grandes mulheres negras, que foram pioneiras na música brasileira. Chiquinha Gonzaga, pianista e maestrina, e Dona Ivone Lara, sambista homenageada em uma ocupação anterior.
Com interpretação em Libras
Duração: 60 minutos
Capacidade de participantes: 50 vagas
Classificação etária: livre
Ingressos em: sympla.com.br/produtor/
Dia e horário: 30/06, às 11h
Transmissão em: sympla.com.br/produtor/
15h
IMS Paulista
Oficina Arte, Memória e Inovação com Gabriela Maciel
Oficina de artes com foco nas percepções e representações da memória e no incentivo à inovação. O objetivo é trocar conhecimentos, estimular o pensamento crítico e reflexivo e a produção artística. Por meio de diálogos em grupo e criações individuais e/ou coletivas, os participantes estudarão a imagem e sua contextualização através da apresentação e da criação de obras nos mais variados formatos e suportes: foto, vídeo, filme, colagens, textos, arte digital, sonora, artes performáticas, entre outros.
Duração: 2h30
Capacidade de participantes: 12 vagas
Classificação etária: 18 anos
Inscrição prévia em: sympla.com.br/imoreirasalles
Dia e horário: 29/06, 30/06 e 01/07, às 15h
Transmissão em: Zoom sympla.com.br/imoreirasalles
17h
Sesc Avenida Paulista
Cinevisões do Futuro
É possível usar imagens de arquivos para falar do futuro?
Assim foi pensado o filme Cinevisões do Futuro, uma obra audiovisual composta por três episódios:“Cyber Cuíca” (Direção: Cavalo Marinho Audiovisual); “Ruínas Cinéticas” (Direção: Coletivo Coletores) e “E quando chegarmos ao mirante?” (Direção: Gleba do Pêssego), reunindo imagens feitas no Sesc Avenida Paulista desde sua inauguração, em 2018.
Duração: 16 minutos (total dos três episódios)
Classificação etária: livre
Acesso pelo link sem inscrição prévia
Dia e horário: 30/06, às 17h
Transmissão em: Facebook paulistaculturaloficial
18h
Sesc Avenida Paulista
CHAMA
CHAMA é um monumento virtual de luto em homenagem aos mortos, que integra o projeto “A Extinção é Para Sempre”, de concepção do artista plástico, compositor, diretor e escritor Nuno Ramos.
Desde 25 de maio deste ano, a imagem do fogo é transmitida ininterruptamente e assim permanecerá durante um ano. A chama principal, que nunca se apaga, está instalada no Sesc Avenida Paulista, e acontecem colaborações do mundo inteiro com chamas guardiãs. A CHAMA, portanto, é também um chamado internacional ao luto, à pausa e à dignificação de cada perda. A transmissão do site irá revezar imagens do fogo principal e das demais colaborações - que sempre serão feitas ao vivo.
Duração: 45 minutos
Capacidade de participantes: livre
Classificação etária: livre
Acesso pelo link sem inscrição prévia
Dia e horário: 30/06, às 18h
Transmissão em: IGTV paulistacultural.oficial
20h
IMS Paulista
Conversa sobre a exposição "Mario Cravo Neto: Espíritos sem nome" com o curador Sérgio Burgi
Concebida em parceria com o Instituto Mario Cravo Neto, a exposição em cartaz no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, foca na produção fotográfica do artista, linguagem que consagrou sua carreira. A seleção apresenta as principais séries produzidas ao longo de sua trajetória, entre as décadas de 1960 e 1990.
Sergio Burgi, coordenador e curador de Fotografia do Instituto Moreira Salles desde 1999. Formado em Ciências Sociais pela USP em 1981, cursou o mestrado (MFA) em Conservação Fotográfica pela School of Photographic Arts and Sciences do Rochester Institute of Technology (NY, EUA). Foi coordenador do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Fundação Nacional de Artes, no Rio de Janeiro, entre 1984 e 1991.
Mario Cravo Neto, fotógrafo, desenhista, escultor e cineasta, o baiano Mario Cravo Neto (1947-2009) circulou com desenvoltura em todas essas áreas, mas foi com sua produção fotográfica que mais se destacou no cenário das artes visuais. Artista rigoroso e sistemático, encontrou em temas como a natureza, o povo da Bahia, o candomblé e a religiosidade o material de que se nutriu para produzir fotografias que o tornaram conhecido internacionalmente. Possui obras em diversas coleções de fotografia e de arte contemporânea, de instituições como o MoMA — Museu de Arte Moderna de Nova York —, o Stedelijk Museum, em Amsterdã, o Museo Reina Sofía, em Madri. Parte do acervo do artista — cerca de 100 mil imagens — está desde 2015 sob a guarda do Instituto Moreira Salles, em regime de comodato.
Duração: 60 minutos
Capacidade de participantes: livre
Classificação etária: livre
Acesso pelo link sem inscrição prévia
Dia e horário: 30/06, às 20h
Transmissão em: Facebook paulistaculturaloficial
01/07 - Quinta-feira
10h
Japan House São Paulo
Série “As Janelas da Paulista”
Duração: até 2 minutos cada episódio
Classificação etária: Livre.
Acesso pelo link sem inscrição prévia.
Dias e horários: de 29/06 a 02/07, às 10h e 03/07 às 10h, 15h e 18h.
Transmissão em: Instagram paulistacultural.oficial
11h
Sesc Avenida Paulista
Videodocumentação Oficina Molina-Palatnik - Episódio 1: Mestre Molina
Composta por dois episódios, com produção e mediação do artista cinético Leonardo Gallep (Coletivo Máquina Tudo), a série de minidocs "Videodocumentação Oficina Molina-Palatnik" propõe uma imersão na biografia e no trabalho dos artistas Manuel Josette Molina e Abraham Palatnik, explorando como a vida pessoal e a produção destes artistas dialoga com a história das artes visuais no Brasil e quais são os legados e influências que os dois artistas deixaram nesta mesma história. No primeiro episódio, é abordada a vida e o trabalho de Manuel Josette Molina, popularmente conhecido como Mestre Molina.
Duração: 12 minutos
Classificação etária: livre
Acesso pelo link sem inscrição prévia.
Dias e horários: 01/07, às 11h e 02/07, às 15h
Transmissão em: Facebook paulistaculturaloficial
15h
IMS Paulista
Oficina Arte, Memória e Inovação com Gabriela Maciel
Oficina de artes com foco nas percepções e representações da memória e no incentivo à inovação. O objetivo é trocar conhecimentos, estimular o pensamento crítico e reflexivo e a produção artística. Por meio de diálogos em grupo e criações individuais e/ou coletivas, os participantes estudarão a imagem e sua contextualização através da apresentação e da criação de obras nos mais variados formatos e suportes: foto, vídeo, filme, colagens, textos, arte digital, sonora, artes performáticas, entre outros.
Duração: 2h30
Capacidade de participantes: 12 vagas
Classificação etária: 18 anos
Inscrição prévia em: sympla.com.br/imoreirasalles
Dia e horário: 29/06, 30/06 e 01/07, às 15h
Transmissão em: Zoom sympla.com.br/imoreirasalles
17h
Centro Cultural Fiesp
Mediação Cultural Virtual da Exposição João Carlos Martins: 80 Anos de Música
O episódio especial da série de mediação cultural virtual, desenvolvido pelos mediadores do Centro Cultural Fiesp, aborda temas presentes na exposição João Carlos Martins: 80 Anos de Música, como sua trajetória de pianista a maestro, seu reconhecimento internacional como um dos grandes intérpretes de Bach do séc. XX, sua batalha contra uma doença que paralisou parcialmente suas mãos e sua luta para disseminar a música clássica por meio da atuação da Bachiana Filarmônica Sesi-SP.
Duração: 15 minutos
Capacidade de participantes: livre
Classificação etária: livre
Não é necessário inscrição prévia
Dia e horário: 01/07, às 17h
Transmissão em: Facebook paulistaculturaloficial
18h
IMS Paulista
Aula aberta fotolivros sobre São Paulo, breve panorama
São Paulo, cidade impressa: alguns fotolivros na cabeça e uma revista velha no bolso com Ricardo Mendes
Na primeira parte do encontro com o pesquisador Ricardo Mendes, serão discutidos alguns modos de produção imagética contemporânea que têm como tema a cidade de São Paulo, para ampliar o conceito do que é documental em diferentes soluções gráficas, como o fotolivro, o livro de parede, entre outros.
Na segunda parte, Mendes aborda a edição da revista S.Paulo (1936), publicação de propaganda política que se distingue por explorar novas formas de edição gráfica e ações sobre a imagem fotográfica, contrastando o registro em negativo e positivo, o uso da fotomontagem e a massa gráfica de textos.
Duração: 90 minutos
Capacidade de participantes: livre
Classificação etária: livre
Acesso pelo link sem inscrição prévia.
Dia e horário: 01/07, às 18h
Transmissão em: Facebook paulistaculturaloficial
20h
MASP
Avenida Paulista - Gamboa III, com Marcia Milhazes Companhia de Dança
Beatriz Milhazes: Avenida Paulista, realizada pelo MASP e pelo Itaú Cultural, é a maior exposição já dedicada à obra da artista carioca. No museu, ela está contextualizada no eixo temático das Histórias da dança e sublinha a longa parceria de Beatriz com sua irmã, a coreógrafa Márcia Milhazes. Desde 1990, elas desenvolvem projetos juntas. Os vídeos que serão apresentados registram as performances realizadas diante da pintura Avenida Paulista, feita pela artista especialmente para a mostra e doada ao MASP, e da escultura Gamboa III. Nas coreografias, os intérpretes Ana Amélia Vianna e Domenico Salvatore
convidam o espectador a notar a intersecção entre os movimentos físicos e os movimentos da tela e da escultura.
Duração: aproximadamente 40 min (Avenida Paulista: 6 min e Gamboa III: 32 min)
Capacidade de participantes: livre
Classificação etária: livre
Acesso pelo link sem inscrição prévia
Dia e horário: 01/07, às 20h
Transmissão em: IGTV paulistacultural.oficial e masp
02/07 - Sexta-feira
10h
Japan House São Paulo
Série “As Janelas da Paulista”
Duração: até 2 minutos cada episódio
Classificação etária: livre.
Acesso pelo link sem inscrição prévia.
Dias e horários: de 29/06 a 02/07, às 10h e 03/07 às 10h, 15h e 18h.
Transmissão em: Instagram paulistacultural.oficial
11h
Japan House São Paulo
Oficina de taiko japonês: paranku
O taiko é o tradicional tambor japonês, possuindo diversos tipos de acordo com a região. Nesta oficina voltada para o público infantil, a instituição convida o público a fazer seu próprio "paranku", pequeno tambor japonês utilizado na dança de Okinawa, ilha localizada ao sul do Japão. O tambor será confeccionado utilizando papelão e outros materiais facilmente encontrados em casa.
Duração: cerca de 5 minutos.
Classificação etária: livre
Acesso pelo link sem inscrição prévia
Dia e horário: 02/07, às 11h
Transmissão em: IGTV paulistacultural.oficial
15h
Sesc Avenida Paulista
Videodocumentação Oficina Molina-Palatnik - Episódio 2: Abraham Palatnik
Composta por dois episódios e com produção e mediação do artista cinético Leonardo Gallep (Coletivo Máquina Tudo), a série de minidocs "Videodocumentação Oficina Molina-Palatnik" propõe uma imersão na biografia e no trabalho dos artistas Manuel Josette Molina e Abraham Palatnik, explorando como a vida pessoal e a produção destes artistas dialoga com a história das artes visuais no Brasil e quais são os legados e influências que os dois artistas deixaram nesta mesma história. O segundo episódio é dedicado a Abraham Palatnik, explorando sua formação como artista e suas inúmeras contribuições aos diversos movimentos da arte visual brasileira do qual fez parte.
Duração: 09 minutos
Classificação etária: livre
Acesso pelo link sem inscrição prévia.
Dias e horários: 02/07, às 15h.
Transmissão em: Facebook paulistaculturaloficial
17h
Itaú Cultural
Experiência Virtual: Obras e Processos de Beatriz Milhazes
Esta experiência virtual faz parte da programação da exposição "Beatriz Milhazes: Avenida Paulista", nela o público é convidado a conhecer o processo de trabalho de Beatriz em suas diferentes técnicas e formas de expressão.
Com interpretação em Libras
Duração: 60 minutos
Capacidade de participantes: 50 vagas
Classificação etária: livre
Ingressos em: sympla.com.br/produtor/
Dia e horário: 02/07, às 17h
Transmissão em: sympla.com.br/produtor/
19h
Casa das Rosas
Formação de Escritores: Passo a Passo
Existe mesmo a formação de escritores? Nesta conversa serão abordados os caminhos possíveis para a carreira literária, em seus diversos gêneros, sem modelos esquemáticos ou fórmulas mágicas.
Duração: 60 minutos
Capacidade de participantes: 250
Classificação etária: livre
Inscrição prévia em: casadasrosas.org.br/agenda
Dia e horário: 02/07, às 19h
Transmissão em: Zoom da Casa das Rosas
20h
Itaú Cultural
Show Pereira da Viola
Cantor, compositor e violeiro, Pereira da Viola é um artista ligado à cultura mineira e à sua raiz no interior quilombola e rural. A base de sua musicalidade é permeada pela ampla leitura da riqueza poética, melódica e da diversidade rítmica da música de raiz e da cultura popular.
Com interpretação em Libras
Duração: 80 minutos
Classificação etária: livre
Acesso pelo link sem inscrição prévia
Dia e horário: 02/07, às 20h
Transmissão em: Facebook paulistaculturaloficial
03/07 - Sábado
10h
Japan House São Paulo
Série “As Janelas da Paulista”
Duração: até 2 minutos cada episódio
Classificação etária: livre
Acesso pelo link sem inscrição prévia
Dias e horários: de 29/06 a 02/07, às 10h e 03/07 às 10h, 15h e 18h.
Transmissão em: Instagram paulistacultural.oficial
10h
Itaú Cultural
O dia em que minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas
Era para ser um dia normal na escola, mas o melhor amigo de Mia resolveu dar a ela um presente especial, um chocolate que a faz lembrar do pai. Junto ao chocolate, um bilhete e a pergunta: “Quer sentar do meu lado hoje na perua?”. A pergunta vira o mundo de Mia de cabeça para baixo e é o ponto de partida para uma jornada de muitas dúvidas, incertezas e hormônios nesse espetáculo teatral infantil.
Com interpretação em Libras
Duração: 55 min
Capacidade de participantes: livre
Classificação etária: livre
Acesso pelo link sem inscrição prévia.
Dia e horário: 3/07, às 10h
Transmissão em: Facebook paulistaculturaloficial
11h
Japan House São Paulo
Oficina Para imprimir o Sol
Em parceria com o Coletivo Miudezas, a Japan House São Paulo realiza a oficina de fitotipia, na qual os participantes serão transportados para o verão japonês em uma atividade de contemplação e exploração da natureza.
Infantil
Duração: cerca de 5 minutos
Capacidade de participantes: livre
Classificação etária: livre
Acesso pelo link sem inscrição prévia
Dia e horário: 03/07, às 11h
Transmissão em: IGTV paulistacultural.oficial
15h
Japan House São Paulo
Série “As Janelas da Paulista”
Duração: até 2 minutos cada episódio.
Classificação etária: livre
Acesso pelo link sem inscrição prévia
Dias e horários: de 29/06 a 02/07, às 10h e 03/07 às 10h, 15h e 18h
Transmissão em: Instagram paulistacultural.oficial
15h
Sesc Avenida Paulista
O Yoga com Histórias Em Casa
Aula lúdica por meio de histórias, contos e brincadeiras que estimulam pontos importantes do yoga como valores, posturas, exercícios respiratórios e relaxamento, com o objetivo de proporcionar os benefícios físicos, mentais e emocionais para todas as famílias. Com João Soares, professor de yoga e contador de histórias, e Rosa Muniz, professora de yoga e pedagoga. Sem necessidade de conhecimentos prévios ou materiais específicos.
Infantil
Duração: 60 min
Capacidade de participantes: 100 vagas
Classificação etária: livre
Inscrição prévia em: sescsp.org.br/avenidapaulista
Dia e horário: 03/07, às 15h
Transmissão em: Zoom do Sesc Avenida Paulista
via Suporte
0 Comentários
Seja educado(a) antes de comentar. Educação é grátis, e todo mundo gosta.