Game & Música: Christopher Tin - Sogno di Volare ("The Dream of Flight") (Civilization 6 Main Theme)


Cristo amado.

Voltamos!

Foi uma dificuldade muito maior do que eu previa retomar o Game & Música, você não tem noção. Passei por duas ideias, algumas semanas atrapalhada entre os trabalhos no site, e os trabalhos da vida (nerdice cu$ta caro), e só agora, talvez um mês depois (?) de'u ter planejado tudo, a coluna favorita da internet (depois da coluna cervical), voltou. E vamos falar de uma música linda de um jogo que você não vai me ver falando com frequência: Civilization 6. Ou VI.

Brincando de Deus

Para quem gosta de RPGs de turnos, conhece ou gosta bastante de Age of Empires, é meio difícil não conhecer a série Civilization desenvolvida pela Firaxis Games, e publicada pela 2K. A ideia é bem similar: Comandar uma civilização desde o comecinho de tudo, e desenvolvê-la até chegar ao status de potência mundial, vencendo numa dessas condições:

- Poder militar
- Superioridade tecnológica
- Liderança diplomática
- Influência cultural

Não é o tipo de jogo que eu gosto de jogar. Antes de 2012 meio que seria loucura dizer isso, mas hoje em dia é uma situação até bem normal: Tem jogo que é tão bonito, tão moderno, tão cinematográfico que diverte muito mais de assistir. E eu gosto de assistir gameplays de Age of Empires e Civilization 6 não só por isso, mas porque eu sou uma pereba nesse tipo de jogo. Basta ver o tanto que eu sofri em Tooth and Tail.

Falando da música

"Sogno di Volare" foi composta pelo americano de descendência chinesa (!) Christoper Tin. É uma música digna de filme, inspira aquele sentimento "world music" que fica perfeito pra um jogo onde o tema são civilizações, avanços, lutas e histórias. Aí surge um problema: Embora eu torça o nariz pros "jogos cinematográficos", eu adoro a game music ala cinema. Risos.

Tim ganhou o Grammy de Melhor Arranjo, Instrumental e Vocais com "Baba Yetu", de Civilization 5, vale dizer. A música ganhou outra versão incrível com o Alex Boyé:


E Sogno di Volare não fica atrás na boniteza. Com instrumentos da Orquestra Filarmônica Real, vocais do coral Angel City, e uma combinação dos corais Lucis e Prima Vocal Ensemble, ela é o tema de abertura de Civilization 6 e do trailer de lançamento, que vale registrar: É incrível.

Já a letra usa uma versão moderna dos escritos de Leonardo da Vinci sobre o voo, tema pelo qual ele era fascinado. Quem jogou Assassin's Creed 2 vai lembrar da máquina de voo que foi testada pelo Ezio.

Mas sem mais enrolações! Suba o som no máximo, relaxe e viaje nesse som digno, ideal para os ratos de história e de boa música:



E como eu obviamente não poderia deixar passar, fica aqui outra versão igualmente digna, um ao vivaço direto do Cadogan Hall. Se você não chorar igual eu estou fazendo exatamente agora, meus parabéns: Seu coração nem é de pedra. Não tem é nenhum coração aí, risos. Eu sei que os maestros tem uns maneirismos engraçados, mas ver a condução do Tin, cantando e sorrindo aqui e ali, é bem bacana mesmo:

Postar um comentário

0 Comentários