Última edição de Death of X explica o destino final do Ciclope


Spoilers da edição #4 de Death of X.

Após dois meses do lançamento a série Death of X chegou a quarta, última e surpreendente edição. Junto dos artistas Aaron Kuder e Javier Garron os escritores Charles Soule Jeff Lemire unem as pontas soltas entre o fim de Guerras Secretas e a linha atual de títulos dos X-Men, e  mais importante que isso: agora nós sabemos exatamente como Ciclope morreu. Vamos lá.

A HQ mostra Madrid enquanto Ciclope, Emma Frost e seu time estão prontos para lutar contra nuvem Terrígena que se aproxima - pois enquanto elá dá vida a novos Inumanos, para alguns mutantes a nuvem é fatal. Morte instantânea. Junto do grupo está Alquimia, o novo recruta que tem a habilidade de manipular moléculas, habilidade essa que ele pretende usar na nuvem mortal.

Mas os Inumanos também estão em Madrid, e determinados a proteger a nuvem, afinal, o grupo precisa dela para ter seus poderes. Os Inumanos tentam frustrar as tentativas dos X-Men e no primeiro momento conseguem, mas Solaris e Alquimia são resilientes, e eis que o primeiro lança o segundo através da nuvem, podendo alterar a sua composição e tornar em algo seguro para todos os mutantes respirarem. Infelizmente traços de Terrígeno entram em contato com Alquimia antes dele cumprir a missão, deixando ele imediatamente doente.


A morte do mutante vem logo, nas suas últimas palavras ele diz ao Ciclope que não é um soldado. Ciclope avança na nuvem transformada e grita os Inumanos, frustrado por terem feito isso e mostrando - do seu ponto de vista - nenhuma preocupação com os mutantes que ela matou. Chega a hora do confronto entre Ciclope e a realeza Inumana: Medusa e Raio Negro.

(Com Dentinho de companhia)


Medusa diz ao Ciclope que ele tornou os Inumanos em seus inimigos para sempre, mas o mutante argumenta com um "nós já estávamos aqui desde antes de vocês envenenarem o nosso planeta" U mad bro? Ciclope corta qualquer chance de conversa e medida que se torna mais agressivo, recusa a ser levado como prisioneiro e jura destruir a segunda nuvem, mesmo sem ajuda de Alquimia. Os X-Men assistem de longe, perguntam a Emma - que está com um sangramento nasal e bastante preocupada - o que ele está fazendo.

E antes que Medusa e Raio Negro possam reagir, Ciclope se prepara para lançar uma rajada de energia nos dois. Trovão Negro, cuja voz é tão poderosa que impede o Inumano de sequer sussurrar, faz o primeiro ataque.


Com Ciclope pulverizado pelo ataque, os X-Men se reunem uma semana depois na Ilha Muir para o seu funeral. Está chovendo, e o irmão do mutante, Alexander (também conhecido como Destruidor) confronta Emma sobre o que aconteceu, e conhece bem o irmão para saber que "suicídio por Raio Negro" não seria o estilo dele. Eis que Emma mostra a verdade.

Emma leva Alexander até uma instalação de pesquisa na ilha onde o verdadeiro corpo do Ciclope está! Entretanto, sim, ele continua morto, e cheio de cicatrizes causadas pela M-Pox, doença que afeta os mutantes expostos ao Terrígeno. E ta-da: Ciclope na verdade morreu na primeira edição da HQ, não muito depois de ter tido contato com a M-Pox. Nessa edição ele aparece com um sangramento nasal imediatamente depois de chegar a ilha, quando ela estava coberta pela nuvem. Ele até desmaiou, mas voltou e aparentava estar bem.

Então vem outra revelação: o Ciclope vivo-agora-morto era na verdade uma projeção da mente de Emma Frost, e tudo que ele fez desde a verdadeira morte do mutante - incluindo as ações violentas contra os Inumanos - foram planejadas por Emma.


Emma explica ao irmão do Ciclope que ela precisava fazer isso, pois senão o mutante simplesmente teria morrido em vão na Ilha Muir. Ela queria que a morte tivesse algum significado, para que Ciclope se tornasse uma ideia. Foi quando Emma transformou o homem que ela tanto amava em um mártir, e eis que vemos a morte morte do personagem...


... E o que realmente aconteceu.


O último desejo do Ciclope foi para não deixar a luta morrer (trocadilho não incluso). Emma realizou esse desejo, sem dúvida. A série termina com Emma Frost segurando o corpo do Ciclope dizendo que conseguiu tornar Scott Summers imortal, tudo por causa de uma ideia.

Onde Emma Frost está? Ninguém sabe. O Destruidor? Idem. Nenhum dos personagens foi visto na em 2015, mas Death of X pelo menos clarifica o real papel que Emma teve nas ações do Ciclope, aka basicamente ser responsável por todas elas. Os X-Men não sabem disso ainda, porém existe mais alguém que pode saber: as Irmãs Stepford.


Com o fim de Death of X, o próximo evento dos X-Men não é um passeio no parque, e sim é Inumanos vs X-Men - que se passa nos dias atuais e mostra o próximo passo na guerra entre os dois grupos. 

Inumanos vs X-Men #0 será lançada no dia 30 de novembro, próxima quarta-feira. Correndo por fora vem a série dos Inumanos, que estreia em 2017. 

Prepare-se para mais um episódio da Era das Tretas no Mundo Nerd!

Postar um comentário

0 Comentários