Imagem aérea de Paul Ricard, palco da segunda edição do FIA Motorsport Games
FIA - Divulgação
Com a abertura da segunda edição do FIA Motorsport Games a menos de três semanas, a entidade máxima do esporte a motor no mundo anuncia nesta sexta-feira (7 de outubro) números que indicam expressiva adesão internacional à competição. O Brasil pela primeira vez terá uma delegação oficial acelerando no evento, que acontece entre 26 e 30 de outubro em Marselha. A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) manda para a França 11 competidores, que entrarão em ação por nove disciplinas diferentes, disputando medalhas de ouro, prata e bronze para o Brasil.
Já estão confirmadas inscrições de mais de 500 competidores, representando mais de 70 bandeiras diferentes. O apelo junto ao público também foi destacado pela FIA, com mais de 10 mil reservas de ingressos formalizadas. A área do Village, destinada a instalações das federações nacionais para exposição do esporte a motor em suas nações, foi completamente vendida.
Algumas disciplinas em disputa também já estão com capacidade máxima, caso das categorias de Kart Sprint, tanto na classe Junior quanto na Senior. As corridas de kart estão marcadas para o kartódromo do complexo do Circuito de Paul Ricard, que é o epicentro do FIA Games em 2022. O Brasil terá representantes nas duas classes (confira a delegação completa abaixo).
Outra categoria com capacidade máxima –e participação de brasileiro– é a Fórmula 4, que competirá com configuração híbrida. A unidade motriz é o KC-MG01, composto de motor turbo de 1.4 litro capaz de gerar 176 cavalos e uma bateria de 12 kW. Além da medalha de ouro, o título na F4 confere premiação de 10 mil euros para o campeão.
Outra categoria com presença brasileira é a Fanatec Esports Cup, com 55 países diferentes representados. A plataforma escolhida é o Assetto Corsa Competizione.
O programa inicial foi revisto, caindo de 17 para 16 o total de disciplinas em disputa com a saída do evento de Endurance (que não tinha previsão de brasileiro correndo).
Paralelamente, a FIA ampliou o prazo para a inscrição até 14 de outubro, conforme decisão do Conselho Mundial de Motorsport da FIA.
O que eles disseram:
Estamos empolgados com a resposta dos competidores de todo o mundo à segunda edição do FIA Motorsport Games. O evento expandiu de seis disciplinas em 2019 para 16 neste ano e não temos dúvidas que mais acontecerão na próxima edição, planejada para 2024. O principal é o número de países com menos tradição e história no esporte a motor tradicional competindo pela primeira vez. Contribuir para difundir nosso esporte para novos cenários pelo mundo é um objetivo-chave deste evento”
Stephane Ratel, fundador e CEO da SRO Motorsports Group
“A resposta entusiasmada de tantos pilotos de todos os cantos do mundo nos deixa muito motivados. Mais de 70 já estão inscritos e realmente queremos dar todo apoio para aqueles que desejam correr mas ainda carecem de um pouco mais de tempo para registrar suas delegações nacionais. Nesse sentido, com respaldo do presidente da FIA e do Conselho Mundial, inscrições tardias foram liberadas, permitindo a participação de ainda mais nações. O FIA Motorsport Games é vitrine para as mais variadas habilidades dos pilotos do mundo inteiro, de categorias de base a profissionais, de rally ou de pista. É uma grande satisfação ver o evento se estruturando tão bem. Teremos uma grande celebração do esporte a motor”
Frédéric Bertrand, Diretor de Fórmula E e Atividades Desportivas Inovadoras na FIA
Confira os representantes brasileiros no FIA Motorsport Games 2022:
GT – Adalberto Baptista e Bruno Baptista
GT Sprint – Bruno Baptista
Turismo – Raphael Reis
Fórmula 4 – Pedro Clerot
Rally 2 – Adroaldo Weisheimer e Rafael Capoani
Auto Slalom – Kaká Magno e Bruno Schubert Pierozan
Karting Sprint Senior – João Victor de Teixeira Albuquerque Maranhão
Karting Sprint Junior – Gabriel Dantas Koenigkan
eSports – Igor de Oliveira Rodrigues
0 Comentários
Seja educado(a) antes de comentar. Educação é grátis, e todo mundo gosta.