Como a tecnologia está tornando os trajetos mais seguros para mulheres


A HP e a HP Foundation concederam o terceiro lugar do programa BeChangeMaker 2020 para o grupo desenvolvedor do aplicativo Roshe. O trio de jovens da geração Z, movido por sua paixão pela tecnologia, está criando um ambiente mais seguro para mulheres na Costa Rica, onde seis a cada dez delas afirmam terem sofrido assédio sexual em público[1].

Fabiola Blanco, Kevin Cordero e Mariana Madríz estão usando tecnologia para gerar mais segurança com o desenvolvimento de seu projeto. Como mostrado no vídeo desenvolvido recentemente pela HP, o Roshe inclui um aplicativo para celular, tecnologias vestíveis e uma comunidade de mulheres e aliados que trabalham para fazer da Costa Rica um lugar onde elas possam se deslocar livremente sem medo. Seu slogan e grito de guerra é “com a beleza de uma rosa e a força de seus espinhos”.

Desde 2016, o programa BeChangeMaker tem promovido o acesso a conteúdos educacionais de alta qualidade com a plataforma HP LIFE, incluindo ferramentas e tecnologias para aceleração de startups, treinamentos especializados, mentoria e apoio personalizado. Além disso, a iniciativa disponibilizada para empreendedores e aprendizes de todas as idades, oferece a oportunidade de aproveitar uma rede global e diversa de potenciais apoiadores e investidores.

O app Roshe trata de um problema que não se limita apenas à Costa Rica, e sim atinge toda a região latino-americana, e se destacou entre mais de 470 projetos. O programa, que dá a pessoas de 18 a 35 anos uma chance de desenvolverem seu potencial como empreendedoras sociais, premiou o Roshe com o terceiro lugar mundial.

O app não funciona apenas em smartphones, mas também é integrado a um dispositivo vestível projetado para fazer mulheres se sentirem seguras todas as vezes em que saem de casa, apresentando opções de trajetos mais seguros em áreas onde há menos ocorrências registradas. A plataforma oferece a possibilidade de definir pontos de controle na rota escolhida, que são enviados aos contatos de emergência para que eles tenham o registro da última localização, caso a usuária não chegue ao destino. O app também tem um botão de pânico, que pode ser acionado se necessário.

“Quando conhecemos a ideia, sabíamos que era uma excelente iniciativa, especialmente porque estão tentando solucionar um problema que temos não só na Costa Rica, mas em muitos outros países. O BeChangeMaker preparou esses empreendedores sociais para que pudessem dar vida ao seu negócio, então fizemos mentorias para dar o conhecimento de que precisam para lançar seus projetos e se sentirem mais confiantes”, afirma Karol Zeledon, gerente de Operações & Sustentabilidade de Planta da HP Costa Rica.

Generation Impact: The Guardians é o quarto filme da Garage by HP sobre jovens inovadores da geração Z, com direção de Alessandra Lacorazza, da Meerkat Media, e produção do T Brand Studio.

O episódio The_Guardians da série Generation_Impact já está disponível aqui.

[1] O assédio sexual em vias públicas tornou-se uma prática rotineira no país, perpetrado e sofrido por ambos os sexos e sem discriminação de idade https://www.ucr.ac.cr/noticias/2016/01/11/acoso-callejero-no-respeta-genero-ni-edad.html

Postar um comentário

0 Comentários