O Metaverso é visto como o próximo grande palco do mundo digital e, em particular, dos games. Embora ainda em seus estágios iniciais, a rede interconectada de ambientes virtuais já foi usada por muitas empresas para o lançamento de plataformas e soluções interativas.
A experiência imersiva e mais realista proporcionada por este espaço tridimensional pode ser considerada um sonho que se torna realidade para os jogadores, e uma pesquisa da HyperX, equipe da HP Inc. dedicada a periféricos gamer e marca líder em produtos para games e eSports, revela que 10,2% dos jogadores brasileiros já se aventuraram no Metaverso e que 11,7% já compraram um NFT (non-fungible token). Os dados foram levantados a partir de um estudo feito nas redes sociais da HyperX e contou com a participação de 1.196 seguidores da marca.
Entre outras informações, o material revela que os mundos virtuais mais acessados pelos participantes são: Sandbox (34,4%), Hyperverse (17,2), NFT Worlds (11,5%), Decentraland (7,4%) e The Star Atlas (7,4%). “Uma das características mais importantes do Metaverso é sua dimensão social, já que ele é, fundamentalmente, uma forma de conectar pessoas”, explica Ariel Plabnik, gerente de negócios da HyperX para a América Latina. "Se os games são hoje o centro da indústria do entretenimento, a chegada do Metaverso apenas reforçará essa visão."
Os resultados da pesquisa também revelaram que os jogos continuam sendo um importante espaço de socialização, visto que 72,2% dos entrevistados preferem jogar com amigos, 24,8% preferem jogar sozinhos e 2,9% preferem jogar com desconhecidos. O gênero favorito dos participantes, a partir de uma enquete de múltiplas escolhas, é o Shooter (65,3%), seguido por RPG (42,1%), Aventura (39%), Battle Royale (36,8%) e Simuladores (26,4%).
Produção de conteúdo
Segundo a Pesquisa Game Brasil 2022 (PGB), 74,5% da população brasileira joga algum game. Porém, a comunidade é ainda maior, pois inclui também espectadores e criadores de conteúdo. Questionados sobre sua ligação com os jogos digitais, o estudo da HyperX revelou que 77,8% dos entrevistados se consideram gamers, enquanto 5% se definem como criadores de conteúdo e 1,8% como espectadores. Além disso, 14,1% se consideram parte desses três públicos.
“O aumento da geração de conteúdos relacionados a música e vídeo, graças às plataformas digitais e redes sociais, também está revolucionando os games em jogos free-to-play e multiplayer, e fará o mesmo no Metaverso”, apontou Plabnik.
Quantos jogadores pagam para jogar
Os NFTs dão aos usuários a posse de bens digitais no Metaverso, e a pesquisa da HyperX indica que 11,7% dos gamers brasileiros já adquiriram NFTs. Além disso, revela o potencial de compra que os jogadores representam para os mundos virtuais.
De acordo com o estudo, 89,3% atualmente fazem compras dentro de games com os seguintes objetivos:
47,5% para desbloquear conteúdo
33,8% para aproveitar uma promoção
6,4% para jogar com amigos
3% para avançar mais rápido e/ou mais fácil
2,4% para competir contra outros
Quando questionados sobre o valor investido mensalmente, 72,1% disseram que investem menos de R$ 100, 20,5% entre R$ 101 e R$ 250 e 7,4% mais de R$ 250.
“Os games e o Metaverso coexistirão, e todo o ecossistema terá uma influência significativa nesse desenvolvimento”, disse Plabnik. “O Metaverso está aqui para consolidar todos os elementos digitais de nossas vidas – videogames, redes sociais, mensagens, comércio eletrônico, entre outros – em uma experiência abrangente."
eSports e preferências de compra
Com a consolidação do eSports como uma das grandes paixões do gamer brasileiro, 84% dos entrevistados se consideram espectadores de eSports e 78,7% afirmaram ter assistido a alguma partida do gênero no último mês.
Em termos de preferências de compra de produtos para jogar, 50,3% dos entrevistados preferem periféricos sem fio. Já sobre as marcas de consoles favoritas, 54,8% escolheram PlayStation, 39,9% apontaram Xbox e 5,4% preferem Nintendo.
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