Nesta segunda-feira (27) estreia no Viva uma das novelas mais famosas na história da TV: A Usurpadora. Sucesso de 1998, a novela será exibida de segunda a sexta na faixa das 20h30 no lugar de Marimar. Aos sábados o Viva irá reprisar os capítulos da semana em sequência, a partir das 8 da manhã. Por aqui, você confere uma lista de fatos sobre a novela para relembrar, ou conhecer esse grande sucesso.
Quem escreveu A Usurpadora?
Você já agradeceu a Inés Rodena por tornar a sua infância num lugar melhor?
O nome você talvez já tenha visto, mas nunca prestou atenção: Inés Rodena. Nascida em Havana, Cuba, Rodena foi uma escritora e rádio-novelista que tornou-se uma das maiores autoras da história. Várias obras da cubana viraram novelas que são lembradas até hoje, principalmente no Brasil. Os Ricos Também Choram, María Mercedes, Marimar e Maria do Bairro são algumas das novelas escritas por ela. Ah! Tem a ótima A Dona também.
Quem canta o tema de abertura?
Essa sim é realmente obscura.
A safra anos 90/2000 das novelas mexicanas produziu grandes temas de abertura, um deles foi La Usurpadora. O nome Pandora é creditado na abertura, mas se você pensava que era só uma mulher... Errado. Pandora é um trio mexicano de pop latino formado por María Fernanda Meade del Valle, María Isabel e María Teresa Lascuráin Arrigunaga. Com 35 anos de carreira, o trio estreou em 1985, e o álbum mais recente (Inesperado Tour con Flans) foi lançado em 2022.
Eu ia deixar o vídeo da abertura, mas encontrei algo ainda melhor: o Pandora cantando a música da novela num programa de TV.
A voz brasileira da Paola/Paulina
A dublagem brasileira é ótima, mas nas novelas mexicanas ela alcançou outro patamar. Uma voz histórica é da Paola Bracho, eternizada pela carioca Sheila Dorfman. Um dos maiores nomes da dublagem brasileira, as crianças dos anos 90 cresceram com a sua voz. Além de dublar a Paola e a irmã gêmea Paulina Martins, Sheila Dorfman é apenas a voz da Sandra Bullock, Hale Berry e a impossível-de-esquecer Xena.
Arte imitando a vida mais uma vez
Daniela (esquerda) e Gabriela Spanic (direita)
Gabriela Spanic interpretou Paola e Paulina, e numa ironia curiosa, a atriz também tem uma irmã gêmea. Daniela Spanic tem 48 anos e chegou a participar das gravações dos primeiros capítulos da novela. Ela chegou a ter uma breve carreira como atriz, fazendo três novelas e dois filmes. Hoje ela dedica a vida a pintura, tem um Instagram e um canal no YouTube.
Remake de A Usurpadora?
O remake produzido pela Televisa foi lançado em 2019, e traz Sandra Echeverría como Paola/Paulina e Andrés Palacios como Carlos Daniel. Com 25 episódios, A Usurpadora de 2019 é uma série, enquanto a versão de 98 é a novela de 104 capítulos. A Usurpadora de 2019 foi exibida no SBT entre outubro e novembro de 2021, e está disponível no Prime Video.
Pra você acreditar que não é um delírio, fica a abertura:
0 Comentários
Seja educado(a) antes de comentar. Educação é grátis, e todo mundo gosta.