BTS anuncia hiato e integrantes irão se dedicar a projetos solo


Após quase 10 anos de sucesso, o BTS anunciou nesta terça-feira (14) que entrará em um hiato, e os sete integrantes irão se dedicar a projetos solo no futuro próximo. O grupo comunicou a decisão durante um especial pré-gravado lançado para o FESTA, celebração anual ligada ao aniversário de estreia de um dos grandes nomes do k-pop.



Reunidos na casa onde viveram pela primeira vez como banda, Jin, Jimin, RM, J-Hope, Suga, e Jungkook relembraram os primeiros anos. Após Suga anunciar o hiato, RM falou sobre o quanto gostou de ser parte do BTS, as conquistas, admitiu que nos últimos anos o grupo "definitivamente mudou" e ele “não sabia mais que tipo de grupo éramos.”

Ele acrescentou: “Sempre que escrevo letras e músicas, é realmente importante que tipo de história e mensagem eu quero passar, mas era como se isso tivesse acabado. Não sei que tipo de história devo contar agora.”

Pressão constante

RM falou ainda sobre os problemas que viu com o K-Pop e “todo o sistema de idols”, dizendo que a pressão implacável para fazer música o tempo todo não dá aos artistas “tempo para amadurecer", e que "não há tempo para crescer”. Mais tarde, ele acrescentou: “Neste momento, perdemos nossa direção e eu só quero tirar um tempo para pensar”.

Jimin então admitiu que o grupo está passando por um “período difícil” enquanto tenta “encontrar a identidade, e esse é um processo exaustivo e longo”. Suga compartilhou das palavras de RM, dizendo: “A coisa mais difícil é escrever letras. Eu tenho que falar sobre algo que eu realmente sinto, mas agora, estou apenas espremendo [músicas] porque temos que satisfazer os desejos das pessoas e dos ouvintes. É tão doloroso, mas é assim que esse trabalho funciona.”

Saindo dos holofotes por cima

O anúncio do hiato do BTS vem poucos dias após o lançamento de Proof, uma coletânea de três CDs com música de toda discografia do grupo, demos nunca lançadas e três faixas inéditas. A banda passou pelo Grammy deste ano, vários shows ao redor do mundo, e recentemente visitaram a Casa Branca.

A primeira estreia solo do BTS será de J-Hope, um dos headliners do Lollapalooza norte-americano em julho. Jimin, Suga, e Jungkook também planejam lançar projetos solo no futuro.

É o fim?

Apesar da grande mudança, o BTS insistiu que não é o fim do grupo, e que existe o plano de todos se reunirem novamente. V relembra uma conversa recente com J-Hope, dizendo "J-Hope me disse isso antes, poderíamos focar em nossos trabalhos solo desta vez e mais tarde, quando nos reunirmos novamente como um grupo, essa sinergia será como nenhuma outra.”

E mais tarde, Jungkook declarou claramente: “Cada um de nós vai levar algum tempo para se divertir e experimentar muitas coisas. Prometemos que voltaremos um dia ainda mais maduros do que somos agora.”

Postar um comentário

0 Comentários