Review: Dolmen (2022) e terror na exploração espacial


Uma jornada pelo espaço nos espera para nos levar a um cenário único de terror com ficção científica com algumas inspirações em alguns gêneros em alta e, com tudo isso, o toque de RPG para ajudar a aprofundar um pouco o crescimento do personagem e reforçar a narrativa em Dolmen. Mas será que tudo isso deu bom para o game brasileiro?

Bem vindo a Dolmen

Dolmen se passa em um universo de ficção científica onde a humanidade colonizou vários sistemas estelares usando tecnologia de viagens espaciais e manipulação genética para se adaptar às condições. O sistema Revion está distante da principal área habitada da galáxia, mas chamou a atenção da Zoan Corp. por emitir radiação diferente de outros sistemas, sugerindo a existência de outros universos.

Por trás de tudo parece haver uma espécie alienígena chamada Vahani que vaga pelo universo alterando a composição genética de outras espécies. No entanto, resta saber se seus motivos são nobres ou mais malévolos. Suspeita-se que um cristal chamado Dolmen seja a chave para o trabalho deles, e o planeta Revion Prime tem uma abundância disso que você precisará coletar para desvendar uma teia de segredos.

Explorando o universo


A forma que vamos explorando os planetas é com uma mistura de combate corpo a corpo e ataque a distância movidos por uma barrinha de stamina para as ações com a machadinha ou outra arma na mão, e, energia que além de poder ativar a cura para a barra de vida também serve como munição de energia para sua arma de fogo.

O combate tem uma pegada que nos leva ao souls com um pouco de roguelike e é ai que começa alguns deslizes nos detalhes finais de Dolmen. A ideia de um combate mais cuidadoso e cauteloso casa bem com a exploração em lugares desconhecidos, e que sim, em uma situação similar na vida real é o que faríamos: agir com cautela.

Mas em jogo podemos ir um pouco além nas partes iniciais do jogo a combinação do que o personagem pode fazer em combate vs inimigos em combate tendem a ser uma matemática negativa para nosso personagem. É muito comum o jogo colocar algumas situações que, em teoria, pede um personagem um pouco mais forte e/ou, por consequência, o jogador também estará mais ligeiro nos combates em questões de defender, esquivar e revidar.


Não é o que acontece e esse detalhe pode desanimar muitos exploradores do universo em Dolmen. O outro lado das misturas do game criam um universo curioso de ser explorado e de conhecermos melhor o que se passa nesses mundos e como nossas ações ajudam ou interferem no universo.

Por dar uma ambientação instigante e curiosa, mas por outro lado, não me empolgar em seu sistema de combate que é um dos pontos principais para sermos bons exploradores, Dolmen me deixou dividido e não me deu aquele abraço para tentar quebrar todos os meus limites sem notar o tempo passando.

Postar um comentário

0 Comentários