Review: Road 96 e a busca pela liberdade chega aos consoles


Após chegar ao PC em 2021, Road 96 chegou aos consoles para você poder viver essa história dos jovens em busca de liberdade em meio a um caos político que é vivido no momento da trama e que influência nossas escolhas, rumos e se de fato, alcançaremos a tal liberdade que parecer ser o caminho mais coerente. Nessa volta a estrada vamos te contar mais da narrativa que te contamos no primeiro review aqui.

A juventude em busca de uma vida melhor

Sendo um game fortemente pegado em sua narrativa, Road 96 aposta em uma clássica fórmula que andava sendo menos explorada há algum tempo: a busca pela liberdade. Um país que está dividido politicamente, um tirano no poder, violência sendo mais evidenciada e a mídia não fazendo corretamente o seu papel. Parece um retrato do Brasil, mas não é.


Em Road 96 encarnamos jovens em busca da liberdade e esse sonho envolvem atravessar o país para chegar na Rota 96, a mesma que nomeia o jogo, e ao chegar na fronteira é que o ápice dessa jornada nos leva à decisões e momentos tensos dessa busca. O fim que podemos ter? Todos possíveis.

Mas uma jornada não é apenas seu início e o seu fim, o meio tem muito impacto e é aqui que o jogo vai te cativar, ou te repelir. Ao longo dessas estradas rumo ao norte para alcançar a Road 96, poderemos cruzar com alguns dos oito NPCs importantes da história.

Os personagens da jornada

Cada criança desaparecida parte de algum canto do mapa para realizar sua jornada ao norte. Dependendo dos pontos e caminhos traçados pelo destino, poderemos encontrar os seguintes personagens:

  • Zoe, patricinha filha do ministro que está ajudando a resistência;
  • John, um caminhoneiro desolado com uma perda que impactou sua vida;
  • Fanny, uma policial dividida entre os ideias do seu trabalho e uma escolha do passado;
  • Alex, um pré-adolescente que parte e se mete em muitas ações inesperados com seus dons de nerd;
  • Stan e Mitch, a dupla atrapalhada de ladrões que possuem uma boa ação para ser realizada(!);
  • Sonya, a principal jornalista do país e influenciadora que manipula a mídia a seu interesse;
  • Jarod, o taxista angustiado que trabalha na Happy Taxi...

A história de cada um vai nos envolver de alguma forma, seja ela mais alegre, seja um pouco mais reflexiva ou mesmo, bem apreensiva e de pânico. Algumas ações vão nos recompensar com auxílio para a jornada, em todos os recomeços, e outras... Impactaram de uma forma que você não contava encontrar.

Caminhos e músicas

Outro ponto bem marcante de Road 96 é como a música se faz presente no game por diversos meios. Mais do que a trilha sonora agradável e com um objetivo colecionável de fitas K7 entre as conquistas e troféus, diversos momentos são marcados com nomes de músicas famosas.


Smells Like Teen Spirit, Enjoy the Silence, About a Girl entre outras estarão aparecendo em tela como se fosse nome da fase, que na real é mais para o nome do trecho que será vivido chegamos na estrada. É algo simples e que chama a atenção. Já a trilha sonora do game é bem agradável que proporciona alguns momentos de esquecermos o drama e curtimos a paisagem com as fitas.

Vale a pena essa busca pela liberdade em Road 96?


Após reviver diversas situações e encarar algumas das quais eu não vive na primeira vez que joguei, Road 96 é um título que fortemente traduz o sentimento de ame ou largue um game. A narrativa é muito envolvendo inicialmente e vai chamando a atenção conforme vamos avançando, ou mesmo, conseguimos encarar a fronteira pela primeira vez.

A história de Road 96 nos leva há intensos meses até chegarmos nas eleições de setembro para sabermos qual será o futuro do país, se manter em tirania ou ter esperanças de mudanças. No meio disso estamos nós com os desaparecidos que tentam uma formula Master Chief onde não vemos seu rosto, e, entramos na pele deles.



O detalhe é que sempre que a história recomeça, quando temos um desfecho antes, durante ou depois da fronteira, começamos uma nova jornada, com um novo desaparecido, e talvez após algumas jogadas você se sinta em uma história repetitiva e sem muito impacto até chegarmos no dia das eleições.

É compreensível e um pecado do game é como algumas escolhas de impacto, são mais de momento e mexem no emocional, contudo, a longa jornada até as eleições podem dar uma desanimada. Caso não desista, a história traz algumas boas surpresas e também desfechos para os NPCs.

Como um game de visual cativante e com uma história para atrair curiosos para as estradas, Road 96 vale a pena de ser jogado. O game proporciona boas horas de entretenimento e se te fisgar, será forte até o fim dessa estrada.

Postar um comentário

0 Comentários