Magic The Gathering: conhecendo as novas coleções com o Armadura Nerd


Com um pouco de atraso, mas hoje é dia da gente falar sobre algo bem legal: Magic: The Gathering. Há alguns dias a Wizards of the Coast mandou para pessoa que vos fala alguns boosters do card game. Magic foi uma verdadeira febre nos anos 90 e 2000, e voltou na era atual em 2018 com o lançamento de Magic: The Gathering Arena. Então hoje a gente vai conhecer um pouco sobre as coleções as quais pertence cada booster.

Mas primeiro... Como jogar Magic: The Gathering?

Em Magic você é um comandante e suas criaturas são a sua linha de frente.  Qualquer monstro que você tiver na mesa pode te defender, absorvendo o dano. Além de cards de criaturas em Magic existem cards de feitiços, artefatos, encantamentos e etc. Todos esses cards são regidos por cores de mana - vermelho, preto, branco, verde e azul.

Numa partida de Magic você normalmente vai enfrentar outro jogador, embora partidas com dois ou mais jogadores possam acontecer. Você terá um deck de 60 cards no mínimo, sem limite máximo: aqui é importante dizer que essa quantidade varia de acordo com o formato que você estiver jogando. Esse deck pode ser de uma cor, ou nos casos mais avançados, uma combinação de cores - vermelho/azul ou preto/verde.

Você e o outro jogador começam com 20 pontos de vida, e tiram 7 cards do deck. E como eu ganho uma partida? De três formas:

1) Fazendo o adversário perder seus pontos de vida;
2) Quando, no início de seu turno, o adversário não puder mais comprar nenhum card do seu deck;
3) Quando o adversário recebe 10 marcadores de veneno.

Então nem precisa dizer que para não perder uma partida, é exatamente isso o que você deve evitar.

Essas são as linhas gerais do que é jogar Magic: The Gathering. Bateu a curiosidade e você quer saber ainda mais? Recomendo espiar o guia do site oficial do game, e esse guia bem completo do site icebreaker (em inglês).

Conhecendo as coleções

Espiral Temporal Remasterizada


Começamos falando de um clássico. Essa coleção fala do passado, por isso o nome, e traz mais de 100 reimpressões da coleção de mesmo nome que foi lançada em 2006. Existe uma diferença, entretanto: ela inclui várias cartas de outras coleções de Magic que vem com a moldura antiga, de quando o game começou a ser fabricado. Essa decisão ajudou a promover ainda mais a sensação de nostalgia.

Innistrad: Caçada à Meia-Noite


Já essa coleção explora o universo monstros de filmes de terror clássicos. A nova trama gira em torno das preocupações da população de Innistrad: uma noite que pode nunca acabar. Com o sol nascendo mais tarde e se pondo mais cedo a cada dia, eles se voltam para a esperança do festival Harvesttide e um ritual com feiticeiros para manter o equilíbrio. Apesar de muitos lobisomens e outros habitantes da noite, existe força e esperança para os humanos reunidos nas profundezas da floresta do interior de Kessig.

Innistrad: Voto Carmesim


Essa coleção continua a história que começou em Caçada à Meia-Noite. À medida que a humanidade se volta para esperança de rituais e um festival Harvesttide para salvá-los da Noite Eterna na Caça à Meia-Noite, o perigo não se resume mais a zumbis irracionais e lobisomens frenéticos, mas inclui mortos-vivos com grandes projetos calculistas. Esta coleção apresenta ainda o maior casamento de vampiros na história de Innistrad, uma ligação entre as linhagens de Markov e Voldaren.

Kamigawa: Dinastia Neon


A mais recente coleção de Magic se passa na era atual em Kamigawa, mais de 1200 anos após a conclusão do bloco original de Kamigawa em 3326 AR. O passado feudal conheceu a modernidade futurista, com ninjas e samurais agora tendo uma estética cyberpunk. Na trama, o Imperador de Kamigawa está desaparecido há dez anos. Enquanto os imperiais têm que lidar com futuristas e rebeldes, os planeswalkers Tamiyo e Kaito Shizuki são confrontados por um perigo interplanar.

Veredito

Mesmo sendo boosters e não decks completos, conferir de perto cards físicos de Magic: The Gathering sempre é uma boa experiência. Magic é parte das coisas que eu achava legal na adolescência, mas demorei a entender por não ter amigos que me explicassem. Ou uma família que me incentivasse a perseguir novos hobbies, como jogar card games.

Foi uma grata surpresa o retorno de Magic, e desde então tem sido muito legal ver a nova geração tendo acesso à tanto conhecimento sobre Magic que eu não tive. Ou de formatos físicos variados, mesmo os digitais. Faz eu me sentir velha, porém feliz.

Via MTG Wiki (1, 2 e 3), wikiHow, Videogame Mais,

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