O dia que o Facebook baniu o Armadura Nerd por 'spam'


Você conhece a gente pelo conteúdo bem humorado e informativo. Mas hoje eu preciso falar sobre um assunto muito sério que aconteceu com o site. Como o título já mostra, é exatamente isso: nossa URL foi banida do Facebook por spam. E desde então isso tem gerado um efeito dominó infernal.

O problema


Tudo começou a capotar em outubro de 2021, quando eu percebi que as publicações equivalentes a uma semana semana tinha desaparecido da nossa página. Eu pensei: deve ter sido só um bug do gerenciador de redes sociais que a gente usa... Certo? Assim eu descobri o bloqueio por spam, e que isso também estava afetando o Instagram.

Enquanto nós não retiramos a URL do site da biografia, todas as postagens caíram por discurso de ódio. Isso inclui a foto de uma caneca de café do Renan. (Parece meme, mas é real)

Mas se você achava que isso já era ruim, melhor sentar: fica ainda pior. Não conseguimos fazer nenhum tipo de publicação na página. Se eu fizer uma publicação no meu perfil, e citar a @ da página, pode dar adeus ao post: ele cai dentro de minutos. (Eu sei, tentei três vezes e em todas ele simplesmente sumiu) No Instagram eu não consigo sequer colocar a URL do site na biografia do meu perfil.

A frustração

Você já viu páginas, usuários e grupos no Facebook fazendo spam e coisa pior. A própria plataforma ignora o problema do racismo e o discurso de ódio como um todo. E nisso tudo, que pagou o pato foi o nosso site. Várias publicações antigas da página, e nós não conseguimos falar com UM funcionário do Facebook. São mil opções mal explicadas, FAQs que não respondem nada, formulários que não te dão um retorno.

A ironia

Talvez você possa estar pensando: vocês devem ter feito algo muito cabuloso pra isso acontecer, hein? A resposta é não, e isso é o que torna o "problema" ainda mais frustrante. Quando você abre o status de qualidade da página não existe nenhuma violação.


Desde que tudo isso aconteceu eu devo ter passado a nossa URL em umas 15 ferramentas de análise de anti-vírus e malware diferentes, e nada. Isso inclui a principal, a análise de transparência do Google.


E agora?

A real? Não faço ideia. Desde esse bloqueio nós não conseguimos resposta ou solução. As visualizações do site sofreram um impacto, e as interações no Instagram travaram pelo mesmo motivo. Nós não conseguimos contar com o Facebook para nada, e o Insta nunca consegue atingir o seu potencial real. Não consigo divulgar uma notícia ou guia do Mobile Legends no grupo que eu participo, o Renan não consegue soltar nada de jogos de luta no perfil dele, nada.

E nós continuamos sem qualquer contato com um funcionário Meta que possa ajudar ou responder.

Por causa disso o único lugar onde você encontra as novidades do site é no nosso Twitter. Nós estamos também vendo uma forma de voltar a atualizar o perfil do Pinterest: se você tiver conta por lá basta clicar aqui e conferir o nosso perfil.

No mais, fica a raiva, a frustração e a tristeza. Fica também a porta aberta para caso você saiba de alguma coisa que possa ajudar, ou se você pode ajudar de forma efetiva. Sou muito agradecida desde já.

Postar um comentário

0 Comentários