Solta o Play: Kotipelto - Reasons


Ah, sim. O Play. Como eu falei quando dei sinal de vida em janeiro, a ideia era ele voltar em fevereiro, mesmo com o absoluto caos que eu tô vivendo. E voltamos! É uma ideia de improviso, mas bacana e bem nostálgica. Apertamos o aleatório no metal finlandês, e o resultado a gente vai curtir esse mês. Hoje vamos de Reasons do Kotipelto.

Quem ouvia, ou começou a ouvir metal no início dos anos 2000, dificilmente não teve contato com o metal finlandês. O país ainda é gênio no som pesado, mas até 2010 a Finlândia viveu o auge, com muita coisa boa sendo lançada. O Suomi foi parte chave da minha educação musical, com bandas como Stratovarius, por exemplo.

Ouvir power metal é uma experiência engraçada. Já gostei muito mais, mas eu ainda curto o clichêzão das vozes agudas e a bateria cavalgada. No caso dos finlandeses eles também são mestres em teclado, o que o Strato sempre manjou. Tudo isso conduzido pela voz característica do Timo Kotipelto.

Além do trabalho na banda, o carcamano tem um projeto solo - ok, moralmente, porque ele está parado desde 2008. Mas isso rendeu três álbuns, incluindo o Coldness, de 2004, o que mais interessa pra gente aqui. Se você uma música desse álbum, e uma do Stratovarius, é difícil ver uma diferença. Mas tá tudo bem! O Kotipelto faz um power tão amarradinho que dá pra perdoar.


E o nosso Play?

Num dia de janeiro eu lembrei de Reasons não me pergunte porquê, aí fiquei ouvindo um pouco. É uma música sem nada de extraordinário, mas eu adoro a simplicidade dela. É cativante. A música tem um ritmo mais cadenciado e menos corrido, e é isso que eu mais gosto. É quase um rock, eu diria? Talvez. O refrão é maravilhoso de grudento, você decora e começa a cantar logo de cara.

Mas o que eu mais gosto nessa música é a nostalgia. Como eu já contei uma, duas, três vezes, 2004 foi um ano baita simbólico pra mim nessa parte musical. Eu adorava metal finlandês, e sei lá como descobri o projeto solo do Kotipelto - mas foi com Reasons, isso eu lembro. Das duas, uma: pesquisa, que eu fazia muito na época, ou o programa Stay Heavy (saudades desse).

Então é isso. Hoje é dia de você conhecer a sua nova música favorita, ou chorar a idade, se já conhece o trabalho do Kotipelto de outros carnavais.


Letra

Can't you hear me awaiting
Listen to the sounds of your mind
And everything I've been saying
Don't you see or are you blind?

These are the reasons - Take a look around
Another season - All the things you've found
These are the reasons - Lying on the ground

Hear me call your name
All the things I say

Can't you see me walking
I'm trying to find my way to you
And all the things I've been saying
Are from my heart tried and true

These are the reasons - Take a look around
Another season - All the things you've found
These are the reasons - Lying on the ground

Hear me call your name
All the things I say

Postar um comentário

0 Comentários