Ah, sim. O Play. Como eu falei quando dei sinal de vida em janeiro, a ideia era ele voltar em fevereiro, mesmo com o absoluto caos que eu tô vivendo. E voltamos! É uma ideia de improviso, mas bacana e bem nostálgica. Apertamos o aleatório no metal finlandês, e o resultado a gente vai curtir esse mês. Hoje vamos de Reasons do Kotipelto.
Quem ouvia, ou começou a ouvir metal no início dos anos 2000, dificilmente não teve contato com o metal finlandês. O país ainda é gênio no som pesado, mas até 2010 a Finlândia viveu o auge, com muita coisa boa sendo lançada. O Suomi foi parte chave da minha educação musical, com bandas como Stratovarius, por exemplo.
Ouvir power metal é uma experiência engraçada. Já gostei muito mais, mas eu ainda curto o clichêzão das vozes agudas e a bateria cavalgada. No caso dos finlandeses eles também são mestres em teclado, o que o Strato sempre manjou. Tudo isso conduzido pela voz característica do Timo Kotipelto.
Além do trabalho na banda, o carcamano tem um projeto solo - ok, moralmente, porque ele está parado desde 2008. Mas isso rendeu três álbuns, incluindo o Coldness, de 2004, o que mais interessa pra gente aqui. Se você uma música desse álbum, e uma do Stratovarius, é difícil ver uma diferença. Mas tá tudo bem! O Kotipelto faz um power tão amarradinho que dá pra perdoar.
E o nosso Play?
Num dia de janeiro eu lembrei de Reasons não me pergunte porquê, aí fiquei ouvindo um pouco. É uma música sem nada de extraordinário, mas eu adoro a simplicidade dela. É cativante. A música tem um ritmo mais cadenciado e menos corrido, e é isso que eu mais gosto. É quase um rock, eu diria? Talvez. O refrão é maravilhoso de grudento, você decora e começa a cantar logo de cara.
Mas o que eu mais gosto nessa música é a nostalgia. Como eu já contei uma, duas, três vezes, 2004 foi um ano baita simbólico pra mim nessa parte musical. Eu adorava metal finlandês, e sei lá como descobri o projeto solo do Kotipelto - mas foi com Reasons, isso eu lembro. Das duas, uma: pesquisa, que eu fazia muito na época, ou o programa Stay Heavy (saudades desse).
Então é isso. Hoje é dia de você conhecer a sua nova música favorita, ou chorar a idade, se já conhece o trabalho do Kotipelto de outros carnavais.
0 Comentários
Seja educado(a) antes de comentar. Educação é grátis, e todo mundo gosta.