Review: Sifu, demos aulas de luta por vingança


Aos poucos vamos vendo as artes marciais voltando a ter destaques nas mídias de entretenimento, em especial com a boa repercussão enorme e positiva que Cobra Kai recebeu. Podemos notar de lá pra cá um singelo aumento em produções de artes marciais, como a série Kung Fu e o filme Shang-Chi mais recentes por exemplo. agora chegou a hora de termos um game nos trazendo amor a pancadaria com Sifu.

Uma história clássica

Clássicos do kung fu possuem o costume de nos contar uma história de vingança, e em Sifu, esse elemento clássico começa a girar a trama quando nos apresenta a história do game. Após ver sua família ser assassinada na sua frente e carregar a marca de sobreviver e testemunhar esse ataque, controlaremos o jovem filho do Sifu em busca de vingar a família.

O momento que o apreciador de cinema coreano vai pegar a referência... Ou não!


Para isso a Sloclap reuniu outro elemento clássicos dos filmes de artes-marciais: investigação. Como sabemos as pessoas envolvidas no assassinato da família, iremos em busca da vingança, de entender suas áreas de domínio e derrubar suas áreas de baixo para cima.

Gameplay dedicada as lutas

Mestre Sifu está um pouco diferente...


Com a trama tradicional do kung-fu o verdadeiro brilho de Sifu vem por parte de como utilizamos na prática os movimentos presentes no game nos dando um roguelite de artes-marciais. Seja com as mãos, pés ou objetos, utilizaremos uma boa quantidade de técnicas nas lutas e alguns movimentos oportunos para derrubarmos a todos.

Seja em lutas mano a mano ou contra multidão de adversários, controlar o ânimo e seu Equilíbrio, a barra que determina o quão inteiro você está nas lutas. Se apanhar demais, vai levar um golpe muito forte que o derruba, quanto mais se esquivar e aparar, melhores reações e golpes de Foco.

Basicamente os socos e pontapés fracos e fortes ditando os combates, contudo, uma boa dedicação em aprender e se acostumar a utilizar defesa e esquiva, serão fundamentais para não envelhecer rápido demais e derrubar geral sem sofrer muito.

Quando temos uma certa quantidade de barra de Foco, podemos aplicar um golpe focado em uma região do adversário que pode atordoa-lo ou derruba-lo. Ambas as situações nos dão uma sequência livre para continuar punindo adversário.

A idade aumenta o aprendizado em meio a fragilidade

Uma das curiosidades de Sifu é seu esquema de vidas e continues que é ditado pela idade do personagem principal. Começamos o game com 20 anos e dependendo do quão habilidoso formos nos combates, seremos jovens por um tempo. Caso contrário... A idade traz mais experiência e conhecimento nas artes-marciais né, ou, pelo menos dizem isso.


O sistema de Contador de Morte é uma das mecânicas chaves em Sifu, Começamos com 20 anos, porém, a cada morte do personagem, nós voltamos mais velho. Então se morrer uma vez, retorna com 21 anos. Com 21 ao morrer de novo, retorna com 23 (21 anos mais as duas mortes) e assim por diante. O contador pode ser reduzido mas o avanço da idade se mantém.

Você deve ficar muito atento a isso até chegar nos chefões que são as lutas tendem a nos envelhecer bem nas primeiras jornadas pelo game. A cada década de idade que ganhamos, teremos uma diminuição da barra de saúde e aumento no dano, e assim, a emulação de domínio da arte com a fragilidade do corpo.

Encera pra dentro, encera pra fora


Agora que sabemos todos os detalhes que compõem Sifu, faltou algo: árvore de habilidades. Quanto mais derrotamos oponentes pelo caminho, mais Xp iremos acumular. Essa experiência é utilizada para podermos desbloquear habilidades para o personagem, de técnicas à reforços no corpo.

Mas para realizar o upgrade de habilidades em Sifu só poderemos fazer isso quando encontrarmos o Altar, uma estatueta de Dragão, e habilitar tudo que for possível antes de fechar essa tela. Caso você não aproveite o Altar, o segundo método para habilitar movimentos será quando morrer. Na tela de continue moral, poderemos escolher as técnicas pela quantidade de XP disponível, e aí, retornar ao duelo.

Strike first

Para quem ama artes marciais Sifu surge como uma grande opção para se aventurar. A dedicação  ao tema que um estúdio indie poderia fazer, vemos presente no game. Se por um lado jogos indies são escanteados pela maior parte da fanbase do Playstation? Sim, mas os que curtem bons jogos e não focam apenas em AAA ou exclusivos que saem no PC, e, também a turma do PC, será muito beneficiada ao dar uma chance para o game.

PC também permitem coisas lindas como essas cenas

Sifu entrega um grande desafio recompensador e um respiro para vermos mais jogos de artes marciais no futuro, ou ao menos, novos beat 'n up ou retornos de grandes nomes para ajudar a aquecer o nicho que já teve um impulso com SOR4.

Se você tá na dúvida se vale a pena ou não comprar Sifu, a resposta é simples: se quer um desafio para bater em geral e ter momentos como em "Old Boys", vá sem medo. Mas se uma pegada roguelite te deixa pensativo, bem, pense bem e boas pancadarias.

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2 Comentários

  1. Ótimo Review. Estou jogando e me divertindo em aprender as mecânicas de defesa, ataque e controle de espaço dos adversários.

    Abraços.

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    1. Obrigado e boa jornada pra dominar o kung-fu, é um desafio legal e com uma sentimento muito recompensador quando conseguimos avançar apanhando menos.

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