Review: The King of Fighters XV, o retorno do maior torneio dos jogos de luta


Um novo torneio foi anunciado, e, aqueles que acreditavam que o Rei dos Lutadores 14 poderia ter sido o fim, bem, foram surpreendentemente recebidos com um novo convite e a confirmação: os desfechos do torneio anterior não foram motivos para evitarmos um novo torneio com os melhores lutadores do mundo. Seja bem vindo ao The King of Fighters XV.

As novidades do KOF XV

Sem dúvidas as novidades mais perceptíveis sempre serão no elenco do game e no novo torneio temos 39 personagens disponíveis logo de cara. Rostos conhecidos, rostos mais tradicionais de longa data no torneio, novos rostos e até alguns rostos que saíram de suas tumbas e por algum motivo conseguiram estar aqui e participar do torneio The King of Fighters XV.


Alguns times sofreram mudanças em suas formações como o novo time das meninas com Athena, Mai e Yuri por exemplo, enquanto alguns formações mais consolidadas há anos, mostram mais um ano firme e fortes no torneio como o Team Ikari Warriors com Leona, Ralf e Clark juntos desde 1996 (e com a adição de Whip em 1999 quando virou quarteto).

E como um jogo de luta não se sustenta apenas com personagens, apesar de serem a porta de entrada para animar veteranos e novatos na série, vamos falar um pouco das novidades do sistema de luta.

Sistemas do KOF XV

Se no The King of Fighters XIV podíamos notar uma tentativa de aproximar mais novatos com pelo menos comandos mais intuitivos para os personagens de modo geral sem que perdessem suas identidades e características no processo, KOF XV deu mais um passo nesse sentido para não deixar os novos jogadores em estado direto de life piscando.

Junto com o sistema de auto-combo chamado de Investida ao apertarmos Soco Fraco três vezes seguidas, e, dependendo do botão que vier na sequência e dependendo da quantidade de barras disponíveis, teremos uma finalização diferente e sempre buscando ser a mais forte possível. É uma boa ajuda aos novatos, e ao mesmo tempo, a maior armadilha. Quanto mais você que é novo no game for jogando e abusando disso, em alguns momentos, terá uma vontade natural de aprender opções fora da Investida por exemplo.

Que delícia ser cancelador... PERA!


Além disso os Climax Moves (Golpes Super Especiais Supremos) agora possuem comando global que por um lado é bem vindo para facilitar a execução, e por outro, vamos para mais um tempo no modo treino para praticar a mudança de sequências que seu personagem favorito pode ter ganho com essa mudança.

Ao acionarmos Chute Fraco e Soco Forte ao mesmo tempo ativaremos o Max Mode para ganharmos golpes mais fortes e aumentar a velocidade para realizar a quebra de defesa dis adversários. Uma barrinha surgirá acima acima da barra de especial indo de 100 à 0 para utilizarmos o Max Mode.

Temos também a opção de ativar o Max Mode de modo rápido. Após realizar seu ataque, acertando ou sendo defendido, acione o comando de ativação e entre no Max Mode. Quando realizado desse jeito, não teremos o aumento de dano para a quebra de defesa.

Os golpes EX seguem presentes e continuam com simples execução. Ao realizar um golpe especial como quarto de lua para frente e soco do Shun'ei, em vez de apertar apenas um soco aperter os dois socos juntos. Além disso os cancelamentos seguem vivos com os Super Cancel (Especial cancelado em Super Golpes), Advanced Cancel (cancelando Super Especial em Super Especial Max, usando os dois botões de força) e Max Cancel / Cancel Supremo (cancelando Super Especial em Climax).

Toda uma estrutura



Com tudo isso para aprendermos ao longo da nossa jornada socando rivais para nos tornarmos o rei dos lutadores, teremos ao longo desse caminho 18 cenários (incluindo o de treino) bem feitos, com alguns mais modestos em sua arte e detalhamento, e outros mais brilhantes aos nossos olhos.

Nisso tudo você pode estar se questionando sobre visual dos personagens. Existe uma clara melhoria visual nas faces dos personagens, porém, alguns ainda estão simples. Dessa vez não estão em um ponto como foi o Andy do KOF XIV por exemplo, até ele recebeu uma melhorada de lá pra cá.


Mas inegavelmente alguns personagens saíram na frente no quesito ficar bonito no novo modelo de personagens 3D que se tornou o novo padrão da SNK para o The King of Fighters. Com certeza muitas coisas foram aprendidas desde o título anterior, mesmo que a empresa  mais uma vez tenha tido orçamento apertado para uma das suas principais franquias.

De modo geral as personagens com visual mais caricato/anime se beneficiaram muito como Isla e Angel por exemplo, por outro lado, é estranho ver que personagens que sempre tiveram um cuidado maior em suas faces como Mai e Athena, estarem um pouco abaixo do padrão do visual dos rostos delas na série.

Outro ponto que sempre foi destaque e segue forte aqui é a parte da trilha sonora do The King of Fighters. Após um tempo jogando e liberando os sons, a DJ Station será um ponto de parada para relaxar após eventuais espancos que tomar no game.

Vale a pena jogar KOF XV?


Se ao fim de tudo isso você ainda está se questionando sobre jogar ou não The King of Fighters XV após saber o que te espera, e obviamente que eu não vou te dar spoilers do enredo além do que já foi citado, seja surpreendido com o que a SNK nos trouxe para a história nessa edição.

Para os KOFeiros provavelmente será um jogo para se sentirem mais felizes do que muitos ficaram quando o jogo anterior foi lançado por alguns motivos, e, após superarem alguns obstáculos e a SNK ter entregado um jogo que era jogável mas alguns detalhes incomodavam alguns, e arrumado o que pode, KOFXV chega muito melhor ao compararmos os momentos de ambos os lançamentos.

Para veteranos, bem vindos de volta, para os novatos que sentiam algumas dificuldades com a série, o KOFXV provavelmente quer ser mais amigo do que a série pode ter querido desde 1994 para cá. Você terá diversão e desafios no modo offline, sempre terá a chance de encontrar alguém com nível similar ao seu ao encarar a selva do online quando o jogo estiver disponível para todos no dia 17 de fevereiro.

Se você gosta de jogos de luta começamos bem 2022.

The King of  Fighters XV está disponível para PC, PlayStation 4 e 5, Xbox Series.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Oi, Renan. Adorei o texto. Estou na expectativa deste jogo. Como jogador de SFV e GG Strive sei que o online é parte crucial para manter a comunidade engajada. Como está este recurso no KOF15?

    Abraços e continue o bom trabalho.

    ResponderExcluir

Seja educado(a) antes de comentar. Educação é grátis, e todo mundo gosta.