Fim de ano sempre traz consigo alguns clichês que dificilmente saíram de moda, e
sim, como o título bem entrega, estamos falando de retrospectivas. No texto de
hoje vou abrir um pouco mais o coração e comentar sobre como foi o primeiro ano
sendo afiliado da Twitch.
Justamente o ano que se ameaçou greve de conteúdo na divisão brasileira da
plataforma.
Vale a pena fazer live na Twitch? Depende
Realmente depende muito e o que é o "valer a pena" para você, afinal, muitos esquecem de um detalhe: é muito difícil você crescer do zero iniciando com livestreaming. A melhor formula ainda é construir um público em outras redes sociais, e partir daí, explorar o conteúdo ao vivo. Não apenas na Twitch.Repare que o combo mais comum é você criar vídeos para o Youtube e chamar/avisar essa audiência sobre suas lives na Twitch, ou no próprio Youtube, Trovo, Nimo, TikTok, seja onde for realizar. A Twitch possui muitas vantagens cômodas, e, ao tentar melhorar a situação da audiência e acreditando que isso também refletiria em melhoria para o criador, encontrou uma enorme resistência onde o valor do sub beneficiou demais a audiência.
A melhor IRL de fim de ano do entretenimento
O valor para a pessoa te apoiar ter ido de quase R$ 24 para R$ 7,90 foi muito bom, contudo, a Twitch reduziu o valor que repassa aos criadores das Inscrições pagas, e o Prime, também sofreu redução de quase 50% do valor repassado. A melhor forma de ganhar dinheiro sempre foi nas doações e bits, agora, isso foi reforçado.
Claro que uma comissão de U$ 1,74 do Prime era algo muito bom para nós, afinal, a moeda tá quase 6 vezes desvalorizada perante ao dólar, e aí, 100 dols morais se tornam quase 600 dols morais. Bem menos pelo imposto né...
E o nosso canal? Foi bem, até
1000k em dezembro de 2022? |
Levando em conta nossa eterna dificuldade de manter o canal do
YouTube vivo, de parar e fazer um
pouco elaborado, ter moralmente uns 250 seguidores em um ano foi algo muito
bom. Pode parecer pouco mas a nossa quest do Afiliado (aqui um guia
para você se tornar afiliado da
Twitch com menos sofrimento) foi
uma guerra.
A Twitch pede sete lives nos últimos 30 dias, 12h de live transmitidas, 50 seguidores e uma média de 3 pessoas assistindo nos últimos 30 dias. Essas duas últimas serão complicadas no início, especialmente se você é desconhecido (o que todos somos de certa forma). Nós esbarramos elas de forma alternada. Quando tinha média 3, não tinha os seguidores, quando conseguimos mais de 50 seguidores, a média caia. Foi um balé mas que deu certo esse lago do cisnes.
Ainda tem o fato que no início era mais sofrido fazer a live ficar no ar, algo que melhorou com o upgrade do PC. A máquina ganhou outra melhoria esse ano, junto com um baita reforço de áudio, e em 2022, espero realizar mais uma e adquirir uma placa de vídeo.
Então começar o ano com menos de 100 seguidores e terminar com mais de 300, é muito positivo. Melhora com o fato citado de sambar no Youtube e sem ter como linkar no Instagram por muito tempo, por exemplo, dependendo muito do Twitter na divulgação.
Stats alheios da Twitch
Nada mal para um canal "casual" |
Ainda surgiu um reforço inesperado que foi conhecer o Anime Fighters, vamos falar melhor dele futuramente por aqui. A magia desse modo de jogo do Roblox deu uma vida diferente para o fim de ano da live, e, a meninada querendo melhorar sua conta ou simplesmente mandar o streamer trabalhar de verdade, garantiram umas risadas e subs inesperadas.
Então se quer começar, explore mais as outras redes sociais, crie clipes da sua live e divulgue nos reels, shorts, "tika taka" e não desista. Quanto ao nosso canal, te esperamos em 2022 e rumo a 1000 seguidores? Será? Vamos a luta!
0 Comentários
Seja educado(a) antes de comentar. Educação é grátis, e todo mundo gosta.