Play Retrô: Chitãozinho & Xororó - Evidências (1990)


O último sextou de julho chegou, e com ele, uma dupla forte para fechar a temática do mês que já teve Simone & Simaria, Marcos & Belutti, e uma mudança nostálgica em ritmo olímpico com Miki Matsubara. E hoje para encerrar em grande estilo as duplas, teremos hino nacional com Evidências. Nem finja cara feia pois sabemos que você canta quando puxam o coro.


Como falar de uma das maiores duplas da música brasileira de forma mais resumida como fazemos aqui, quando, Chitãozinho & Xororó estão na atividade musical desde 1969, e que provavelmente esse é o ano que os pais de alguns que nos leem podem ter nascido!

José Lima Sobrinho (o Chitãozinho) e Durval de Lima (o Xororó, e pasme, pai de Sandy and Junior) nasceram em 1954 e 1957 respectivamente e venderam mais de 37 milhões de álbuns e ganharam quatro prêmios do Grammy Latino. Eles foram creditados por abrir espaço para a música sertaneja nas rádios e televisão a partir da década de 1980 e influenciaram diversos artistas do gênero.

Provavelmente as maiores referências da dupla para a nossa geração 30tista, F, devem estar a questão de existirem os irmãos Sandy e Junior, e musicalmente além de Evidências, a época dos "Vingadores do Sertanejo" com a união "AMIGOS", que junto deles tínhamos Leandro & Leonardo e Zezé Di Camargo e & Luciano.

Por quê choras, Guerra Infinita?


Os anos 1990 realmente foram o ponto do fenômeno pois nesse ano a dupla lançou "Cowboy do Asfalto" e o álbum continha a gravação que viria a ser o nosso hino nacional, ou quase o mesmo efeito de "Plastic Love" (com a diferença que Evidências teve sucesso crescente até ganhar um boom com os jovens de hoje, já Maria Takeuchi praticamente explodiu recentemente seu antigo hit). O boom da música entre gerações mais nova veio da década de 2010 para cá e cada mais forte.

De curiosidade vale lembrar que houve um crossover em 2008 no Estúdio Coca-Cola com a banda Fresno (o que pode ter reforçado a músicas para novas gerações). Além disso Evidências ganhou versão em espanhol por Ana Gabriel em 1992 e em 2017 pela cantora Lucero, ambas mexicanas.

Siga o playlist do Play Retrô no Spotify clicando aqui. Sabemos que a letra de Evidências todo mundo sabe, mas vai ter letra mesmo assim.


Letra

Quando eu digo que deixei de te amar
É porque eu te amo
Quando eu digo que não quero mais você
É porque eu te quero
Eu tenho medo de te dar meu coração
E confessar que eu estou em tuas mãos
Mas não posso imaginar
O que vai ser de mim
Se eu te perder um dia

Eu me afasto e me defendo de você
Mas depois me entrego
Faço tipo, falo coisas que eu não sou
Mas depois eu nego
Mas a verdade
É que eu sou louco por você
E tenho medo de pensar em te perder
Eu preciso aceitar que não dá mais
Pra separar as nossas vidas

E nessa loucura de dizer que não te quero
Vou negando as aparências
Disfarçando as evidências
Mas pra que viver fingindo
Se eu não posso enganar meu coração?
Eu sei que te amo!

Chega de mentiras
De negar o meu desejo
Eu te quero mais que tudo
Eu preciso do seu beijo
Eu entrego a minha vida
Pra você fazer o que quiser de mim
Só quero ouvir você dizer que sim!

Diz que é verdade, que tem saudade
Que ainda você pensa muito em mim
Diz que é verdade, que tem saudade
Que ainda você quer viver pra mim

Postar um comentário

0 Comentários