A terceira semana do Play segue dando uma espiadinha em músicas que ficaram famosas, mas que na verdade são covers das originais. Só que às vezes a gente nem sabe ou esquece disso. Hoje eu tenho o melhor de dois mundos, juntando duas das minhas cantoras/pessoas favoritas no mesmo contexto: Céline Dion e Tina Turner. Vamos esticar as pernas e arrastar a cadeira do PC pra curtir o clássico River Deep, Mountain High.
O cover
Esse é o único Play de abril que eu conheci já sabendo que não era a original. A Céline Dion lançou River Deep, Mountain High em 1996 com o quarto álbum em inglês, o Falling Into You. Ele se tornou o álbum mais vendido da carreira da Céline, um dos mais vendidos na história da música, e venceu muitos prêmios. Entre eles estão três World Music Awards e os Grammys de Álbum do Ano e Melhor Álbum Pop de 1997. A música também se tornou uma presença constante nos shows da cantora.
A original
Essa tem história - e se tem história musical, eu tô aí.
A River Deep - Mountain High original foi lançada por Ike & Tina Turner em 1966 com o álbum de mesmo nome. Embora não tenha sido sucesso nos EUA, a música emplacou na Europa e no fim do dia, virou um clássico do rock. River Deep - Mountain High entrou na lista das 500 Melhores Músicas de todos os tempos da revista Rolling Stone (33º) e do site NME (37º), e na lista das 500 Músicas que Moldaram o Rock do Rock and Roll Hall of Fame. Na cerimônia de 1989 a Tina Turner fez uma performance simples, porém mágica da música.
E o nosso Play?
Eu adoro a versão da Céline por dois motivos: o primeiro é por ser um cover da Tina Turner, a quem eu admiro demais. Mulher negra, família pobre, tinha um sonho e muito talento - mas o caminho até virar lenda foi difícil. Ainda assim, ela insistiu como uma guerreira.
O segundo motivo é pela música ter a mesma energia, um ar divertido e pela forma que a Céline faz River Deep, Mountain High ter a cara dela, sem tirar o valor da original. E ok, eu menti: tem o terceiro motivo, que é ser faixa do Falling Into You. Esse álbum é excelente, está no meu top 3 de álbuns em inglês da cantora.
Todos os textos sobre a Céline no site viraram sucesso, então apenas vamos:
0 Comentários
Seja educado(a) antes de comentar. Educação é grátis, e todo mundo gosta.