O serviço brasileiro de streaming Looke exibirá, entre 5 e 8 de novembro, o CINEFOOT MULHERES, festival integrante do CINEfoot - Festival de Cinema de Futebol, pioneiro no circuito mundial de festivais de cinema esportivo. Dentro da programação estão previstos debates, masterclass, seminário, podcast e a exibição de filmes voltados à história do futebol feminino. Cinefoot Mulheres conta com os apoios principais do Museu do Futebol e da Onu Mulheres.
A programação será toda online e gratuita. Serão nove sessões de quatro países - Brasil, Nepal, Itália e Suécia - na plataforma de transmissão https://www.looke.com.br . Haverá lives de Abertura (05/11), Encerramento (08/11) e duas mesas transmitidas ao vivo pelos canais do Museu do Futebol: https://www.youtube.com/
O CINEFOOT MULHERES nasce num momento de intensa mobilização de atletas, treinadoras, gestoras, instituições, lideranças e profissionais de diversas áreas, por respeito, valorização, visibilidade, democracia, representatividade, equidade, investimentos e estrutura sólida para o desenvolvimento sustentável do futebol praticado por mulheres no Brasil.
Nesta edição especial sobre a história do futebol feminino, o CINEFOOT MULHERES conta com a participação da ONU Mulheres, que desde 2015, trabalha em parceria com o Comitê Olímpico Internacional para promover o empoderamento das mulheres e meninas por meio do esporte no Brasil, com o programa Uma Vitória Leva à Outra. Em nível global, coordena a iniciativa Esportes para a Geração Igualdade, que convoca agentes do ecossistema de esportes para se unir a uma coalizão poderosa em direção à igualdade nos esportes.
Confira a relação de filmes:
LONGAS
Futebol para melhor ou para pior
Dir. Inger Molin (Doc, 72 min, cor, HD, Suécia, 2017) 12 anos
O FC Rosengård é um dos melhores clubes de futebol feminino do mundo. Porém, enfrenta um ano dramático com vitórias e derrotas da equipe dentro e fora do campo. Nos bastidores, a pulsação da vida cotidiana em um local de trabalho como um clube de futebol profissional destacando a luta do clube para sobreviver em uma situação econômica difícil. Estrelando Marta e Therese Sjögran.
Sunakali
Dir. Bhojraj Bhat (Doc, 51min, cor, HD, Nepal, 2014) 12 anos
Mugu no oeste do Nepal é uma das regiões menos desenvolvidas do país. De acordo com o Censo de 2011, 90% das mulheres em Mugu são analfabetas. Contra este duro porém belo cenário da região, Sunakali é um documentário edificante sobre a equipe de futebol feminino de Mugu e sua jornada no campeonato nacional.
Minas do Futebol
Dir. Yugo Hattori (Doc, 50 min, cor, digital, SP, 2017) livre
Quando meninas ganham um campeonato masculino contra grandes times como o Corinthians e o São Paulo e isso é apenas o começo.
CURTAS
Paçoca – Ela Só queria jogar futebol
Dir. Cláudio Constantino (Doc, 7min, cor, HD, MG, 2019) – 12 anos
O curta conta com o depoimento da ex jogadora do Galo, Bárbara da Silva Machado, também conhecida como Paçoca. Natural de Belo Horizonte ela atuou como volante e lateral. Começou sua carreira no Prointer e chegou ao Galo no início de 2019.
Paixões
Dir. Larissa Kumpel e Renan Damasceno (Doc, 10min, cor, HD, MG, 2017) – 12 anos
O futebol é o segredo da longevidade de Dona Zuzu, 82 anos, Salomé Silva, 83, e Ana Cândida, de 97, a Vovó do Galo. Três torcedoras símbolos do América, Cruzeiro e Atlético, respectivamente, pela primeira vez reunidas no principal palco do futebol mineiro, o gramado do Mineirão.
Pioneiras Futebol Clube
Dir. Renan Damasceno (Doc, 4min, cor, HD, MG, 2019) 12 anos
Webdocumentário mostra a história de um grupo de mulheres que desafiou a proibição e montou times de futebol feminino em 1968. A história ocorreu em Vespasiano, Minas Gerais. O futebol feminino foi proibido no Brasil por mais de 40 anos.
O Time da Croa
Dir. Jorane Castro (Doc, 14 min, cor, HD, PA, 2012) 12 anos
No Nordeste do Pará, os pescadores que vivem na Praia de Ajuruteua, município de Braganca, são apaixonados por futebol. Eles levam tão à sério a paixão pelo esporte nacional que sempre embarcam com uma bola acomodada na proa do barco. Quando podem, eles encontram os parceiros de pescaria nas croas, como são chamados os bancos de areia naquela região, para um pelada. Ali, à maré baixa, eles jogam futebol, neste campo efêmero, criado pela natureza, antes de voltar para o mar aberto e enfrentar os desafios de mais uma pescaria.
Geral
Dir. Anna Azevedo (Doc, 15min, cor, DVCam, RJ, 2010) 12 anos
O palco é a geral do estádio do Maracanã. Em cena, os torcedores conhecidos como geraldinos em espetáculo de êxtase, fúria, alegria e dor.
Radar, Um time uma nação
Douglas Lima e Jefferson Rodrigues (Doc, 25 min, cor, HD, RJ, 2019 ) 12 anos
Quando o futebol feminino foi autorizado no Brasil em 1979, um clube saiu da praia para dominar os campos e a modalidade na década de 80. O RADAR E.C. foi o precursor do futebol feminino no Brasil, encheu o Maracanã, e foi responsável pela formação da primeira Seleção Brasileira. Uma história apaixonante de um clube que representou uma nação.
Geração Peneiras
Dir: Bárbara Bárcia, Claudia Alves, Fernanda Prestes (Doc, 12 min, cor, HD, RJ, 2019) 12 anos.
O sonho de duas meninas que não medem esforços para um dia, quem sabe, vestir a “amarelinha”: a carioca Mariana da Silva, de 18 anos, revelação da primeira peneira feminina sub-17 da História do Flamengo; e a paranaense Kamile Pavarin, de 16 anos, jogadora sub-17 do Corinthians, um dos poucos times brasileiros que já contam com uma equipe feminina considerada de ponta.
Louise
Dir. Amanda Gomes, Andressa Fernandes, Nathanael Cruz (Ani, 5min, cor, HD, DF, 2018 ) 12 anos.
Durante brincadeira de futebol de rua entre quatro garotos a bola cai próxima de Louise e Bia. Juca corre para recuperá-la, percebe a habilidade das duas garotas e as convida para brincar. Iago não aceita a participação delas, mas Louise não quer ficar fora do jogo.
Tapete Verde
Dir. Angelo Martins ( Doc, 15 min, cor, HD, SP, 2013) livre. Jovens incentivados pelos pais, inspirados por grandes craques e uma menina que tenta quebrar os paradigmas machistas do esporte em busca do sonho de ser jogador(a) profissional de futebol. A partir da tradicional peneira e da rotina de uma das personagens, a obra discute a motivação do sonho dos jovens, fruto da hereditariedade do esporte mais praticado do Brasil.
Dois pés esquerdos
Dir. Isabella Salvetti (Fic, 6 min, cor, HD, SP, 2015 Itália) livre.
Nos arredores de Roma, Mirko está jogando futebol com os amigos. Ele encontra Luana, sentada nas proximidades. Aos doze anos, os jovens se dão bem, mas uma terrível surpresa deixa Mirko sem fôlego. Luana sorri feliz pela primeira vez em sua vida.
NUNES F.C
Dir: Cristiano Fukuyama, Edson de Lima e Luiz Nascimento (Doc, 21 min, cor, HD, SP, 2019) 12 anos.
“Nunes FC” é um curta-metragem que traça a trajetória de uma família que, depois de décadas de suor, conseguiu cumprir seu objetivo e vive um sonho a cada apito do árbitro.
Jogo Truncado
Dir. Caroline Neumann, Guilherme Agostini Cruz (Doc, 13min, Cor, HD,SP, 2016) 12 anos
No vocabulário do futebol, “jogo truncado” é usado quando uma partida está brigada. A palavra “truncado” também significa incompleto ou cortado. Nesse sentido, “Jogo truncado” discute a luta pela diversidade e respeito dentro do futebol brasileiro, a partir dos movimentos de torcedores contra a homofobia e o sexismo nos estádios.
Eu, Jogadora – Um autorretrato do Futebol Feminino
Dir: Cristiano Fukuyama, Edson de Lima e Luiz Nascimento (Doc, 19 min, cor, HD, SP, 2017) livre.
O que pensa a primeira mulher a ter sido técnica da seleção brasileira de futebol feminino? O que sentem duas atletas olímpicas que abriram caminho para atual geração? E quais são os sonhos de duas revelações da modalidade?
Serviço:
Cinefoot Mulheres
Data |05 a 08 de novembro (de quinta a domingo)
Programação online e gratuita
Cada sessão ficará disponível por 24h. LM Longa-metragem CM Curta-metragem
via Looke
0 Comentários
Seja educado(a) antes de comentar. Educação é grátis, e todo mundo gosta.