Após as denúncias publicadas pelo site MetalSucks na segunda-feira (28), Nightwish, Amorphis, Battle Beast e Swallow the Sun cortaram laços comerciais com a First Row Talent. A decisão vem após John Finberg, dono da agência de eventos, ser acusado em uma série de casos envolvendo bullying, racismo, violência e assédio sexual nos últimos 20 anos. Além das bandas citadas, outras que já não trabalham mais Finberg também se pronunciaram.
A palavra das bandas
Entenda o caso
O produtor está na cena desde a década de 90, trabalhando com companhias antes de fundar a First Row. Descrito como tóxico e temido, ele é considerado intocável por muitos. Um dos entrevistados falou sobre como ele não hesita ameaçar processar pessoas. Outra entrevistada relatou o assédio que sofreu após os dois cruzarem caminhos durante um show do Nightwish.
Contatada pelo produtor via Facebook, a jovem explica que ele procurava uma banda de abertura para uma das suas grandes turnês. Inicialmente tratada com atenção, acesso privilegiado ao ônibus da banda, bebida liberada e muito material promocional. Suas investidas se tornaram mais físicas, e quando a jovem as rejeitou, Finberg ficou agressivo e a humilhou. Ele até mesmo ameaçou colocar a banda da moça numa lista negra, para o grupo nunca conseguir uma turnê nos EUA.
Existem muitos casos
Segundo o MetalSucks, muitas pessoas se recusaram a falar com o site, ou só aceitaram mediante a proteção de um nome fictício - devido o medo da ira do produtor. O comportamento de Finberg se estende a outros produtores veteranos com os quais ele trabalha, os quais são tratados de maneira desrespeitosa e intimidadora.
Não é a primeira vez
Finberg, que já havia trabalhado com bandas feito Warbringer, Suffocation, Immolation, Overkill e The Agonist, já havia sido dispensado por outras bandas além das mais recentes. Em 2014 o Epica, uma das principais bandas do metal sinfônico, já havia cortado relações com o produtor por conta do seu comportamento inadequado.
O mesmo caminho foi seguido pelo Delain em 2019, e pelo Sonata Arctica em janeiro deste ano. O Amaranthe, comunicou nas redes sociais que embora nunca tenha trabalhado com a First Row, após as denúncias, fará suas turnês na América do Norte com outra empresa.
Via MetalSucks (1) e (2)
0 Comentários
Seja educado(a) antes de comentar. Educação é grátis, e todo mundo gosta.