"A Linha" chega ao Emmy como finalista na categoria "Outstanding Innovation in Interactive Media", que premia empresas ou pessoas responsáveis pela criação de programas ou obras interativas notáveis e impactantes, que ampliem os conceitos de arte e ciência em mídias interativas e demonstrem domínio do formato, elevando significantemente a experiência do usuário. "Ser reconhecido pela Academia da Televisão é uma honra que pode dar ao Brasil a chance de ser protagonista em uma nova linguagem dentro da realidade virtual. ‘A Linha" representa o que há de mais avançado no uso de imersão corporificada em narrativas interativas. O corpo do usuário substitui o controle e os movimentos não só desenrolam a história, mas inspiram uma autorreflexão intencional", disse Ricardo Laganaro, diretor de "A Linha".
Premiada como "Melhor Experiência em VR" no 76º Festival de Veneza, "A Linha" coloca o ser humano no centro da narrativa e conta uma história universal de amor com camadas adicionais de significado e compreensão, especialmente sobre rotina e medo de mudanças. Repleta de emoções, combina ainda a interação corporal da realidade virtual com inovações técnicas e conceituais que tornam suas escolhas artísticas possíveis. A obra é a primeira experiência lançada comercialmente para Oculus Quest a usar o novo recurso de rastreamento de mãos (hand tracking), ampliando a imersão do usuário e seu senso de participação na trama.
"A realidade virtual é um poderoso meio para contar história e estamos descobrindo novas maneiras de fazer isso. A ARVORE tem investido muito na exploração de possibilidades dessa mídia e confia que o "A Linha" seja um passo importante para levar esse tipo de experiência a um público cada vez maior", disse Ricardo Justus, CEO da ARVORE.
Pedro e Rosa
Os protagonistas de "A Linha" são Pedro e Rosa, dois bonecos em miniatura perfeitos um para o outro, mas que relutam em superar suas próprias limitações e viver uma história de amor. Nos cerca de 15 minutos de duração da experiência, o usuário é transportado para uma versão em miniatura de São Paulo nos anos 1940, um cenário encantador em que Pedro, um entregador de jornais, repete todos os dias o mesmo percurso durante seu trabalho. A cada ciclo, porém, o personagem permite a si mesmo uma pequena escapada para colher uma flor amarela e deixar, anonimamente, para Rosa, a florista.
Tudo acontece sempre da mesma forma até que as rosas amarelas acabam. Pedro então é forçado a enfrentar seu maior medo: escolher um outro caminho para tentar encontrar novas flores. Esta pequena e ousada atitude revira totalmente o universo particular de Pedro, que passa a enxergar seu mundo sob uma perspectiva diferente e carrega o usuário sutilmente para o meio de um grande impasse criado pela mudança na rotina.
"Adotamos referências e estéticas da cultura brasileira para explorar uma narrativa regional com conflitos universais. ‘A Linha’ reflete as características e peculiaridades do seu ambiente, mas dentro um contexto familiar às pessoas de qualquer lugar do mundo", comenta Laganaro.
Mais informações sobre "A Linha" estão disponíveis nos perfis do Facebook , Instagram e Twitter .
Ficha técnica:
Título original: A Linha (The Line)
Duração aproximada: 15 minutos
Ano de produção: 2019
País de produção: Brasil
Diretor: Ricardo Laganaro
Produção: ARVORE Immersive Experiences
Produção executiva: Ricardo Justus, Edouard de Montmort e Rodrigo Terra
Première mundial: Biennale Cinema 2019 | Venice Virtual Reality
Première no Brasil: Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2019
Prêmios internacionais:
• Biennale Cinema 2019 | Venice Virtual Reality: Best VR Immersive Experience for Interactive Content
• Kaohsiung Film Festival: Phalanity Best VR Immersive Award
• VR Days: Halo awards (Silver)
• Pixel Show: Melhor Storytelling & Inovação e Criatividade
Seleção oficial em festivais:
• Biennale Cinema | Venice Virtual Reality (Itália, Agosto2019)
• Kaohsiung Film Festival (Taiwan, outubro 2019)
• Raindance Film Festival (Reino Unido, setembro 2019)
• VR Days Europe (Holanda, novembro 2019)
• GIFF (Suíça, novembro 2019)
• Kaboom Animation Festival (Holanda, novembro 2019)
• Mostra de São Paulo (Brasil, outubro 2019)
• Hyper Festival (Brasil, novembro 2019)
• GIFF VR Lounge Korea (Coréia do Sul, novembro 2019)
• Pixel Show (Brasil, dezembro 2019)
• IFFR (Holanda, janeiro 2020)
• Tribeca Film Festival (Estados Unidos, junho2020)
via Rosa Arrais
0 Comentários
Seja educado(a) antes de comentar. Educação é grátis, e todo mundo gosta.