Biografia: Kazuma Kiryu (Yakuza)

Yakuza chegou ao Xbox e para comemorar esse feito enorme para os fãs que migraram de plataforma e ainda estavam com saudades do ex, é hora de comemorar e reatar o namoro nesse maravilhoso jogo da mafia organizada japonesa com um dos melhores protagonistas dos games: Kazuma Kiryu. Ao longo do texto abaixo pode conter alguns spoilers na sessão da sua personalidade e passado.



Kazuma Kiryu (桐生 一馬, Kiryū Kazuma) é o ex-protagonista principal da série Yakuza desde a primeira edição de Yakuza até a Yakuza 6.

Sua ascensão lendária pelas hierarquias do clã Tojo rendeu o apelido de "O Dragão de Dojima" (堂島の龍, Dōjima no Ryū). Ele foi o quarto presidente do clã Tojo e anteriormente administrou o orfanato Morning Glory.

Importante lembrar que Yakuza 0 é o prequel da série, ou seja, antecede Yakuza (Kiwami), Yakuza (Kiwami) 2, Yakuza 3, Yakuza 4 e Yakuza 5. Essa é a ordem da história e dos jogos, enquanto Yakuza Dead Souls, por ser spin-off, pode ser jogado a qualquer momento mas é recomendável jogar após o Yakuza 4 devido aos personagens presentes.

Perfil de Kazuma Kiryu

Aparência

Kiryu é bem forte, resultado de seu modo de vida e de sua rotina diária na prisão, em vez de qualquer esforço concentrado para alcançar esse porte físico. Ele tem mais massa na parte superior do corpo do que na inferior devido ao uso de armas imensamente pesadas.

Tatuagem


A tatuagem de Kiryu cobre a maior parte das costas e termina logo acima das coxas. Ela descreve um dragão segurando uma pérola, imagens que simbolizam poder, sabedoria, proteção e equilíbrio na cultura japonesa.

Protetores ferozes e corajosos, os dragões são tipicamente associados a indivíduos de temperamento quente, embora o dragão prateado de Kiryu também sugira pureza de coração. No momento em que Yakuza 0 ocorre, apenas os contornos da tatuagem foram preenchidos, mas ele é visto em seu estado concluído no restante da série.

Utabori é o tatuador que desenhou o dragão de Kiryu, e é sua assinatura que é exibida no lado esquerdo do desenho (歌彫). Dentro da pérola está o personagem sânscrito do ano do macaco, relacionado ao ano do zodíaco chinês de Kiryu (1968).

Traje

Durante a maior parte da série, Kiryu é visto vestindo seu terno desatualizado, composto por um blazer cinza claro, calça e uma camisa marrom com gola virada para cima. Seus sapatos e cinto são de um padrão de pele de cobra branca.

No Yakuza 0, ele começa vestindo um terno preto liso e uma corrente de ouro. Depois que ele e Nishikiyama compram uma roupa "civil", ele veste um terno branco com listras e uma camisa laranja com estampa de correntes. Mais tarde, ele recebe o óculos da “vaidade” para parecer não ameaçador ao trabalhar como representante da Tachibana Real Estate.


Enquanto residia em Okinawa, ele geralmente é visto vestindo uma camisa de botão vermelha e laranja com calça creme e mocassins marrons. Existem algumas outras adições ao seu guarda-roupa em Yakuza 5. Ele é comumente visto usando seu uniforme de motorista de táxi, consistindo em um colete escuro e gravata vermelha sobre uma camisa branca, com calças combinando e um par de sapatos pretos. Quando não está no trabalho, ele veste uma jaqueta cinza clara com bolsos trespassados ​​e uma gola com zíper sobre o uniforme. Enquanto em seu apartamento, ele usa um capuz cinza e calça combinando.

Durante sua estada em Hiroshima em Yakuza 6, ele usa uma variação de seu traje padrão, sem blazer e as mangas da camisa arregaçadas.

Personalidade

Kazuma é o sonhador de honra no mundo sombrio da Yakuza. Ele não é do tipo que julga os outros e geralmente aceita quem é amigo dele. Ele vive de acordo com um rígido código de honra e possui um forte senso de justiça. Embora ele seja extremamente gentil e se esforce para ajudar os civis, ele se considera um Yakuza no coração, geralmente usando a violência acima das palavras, desde que seja justificado.

Ele geralmente deixa suas ações e maneirismos falarem por ele quando possível. Ele tende a ser o ouvido que escuta o mundo, dando conselhos em resposta ao seu ambiente, em vez de procurar conversas. Ele é sábio, mas certamente não sabe tudo, e geralmente significa o bem para aqueles que o rodeiam, o que o torna surpreendentemente pragmático e popular.

Kiryu ama crianças e mostra-se um cuidador relativamente competente das crianças no Morning Glory Orphanage, com alguma ajuda de Haruka Sawamura. Ele é genuíno e compreensivo, unindo-se às crianças por meio de experiências compartilhadas. Ele tenta tratá-las da maneira mais justa possível e faz de tudo para mantê-los seguros e felizes, quer isso signifique disputar uma luta livre para animá-los ou recusar-se a vender a terra mesmo diante de uma grande soma de dinheiro.

Ele vê o mundo em um sentido mais idealista do que realista, embora à medida que Kiryu envelhece, as realidades da vida começam a afundar e ele ganha uma visão mais sóbria (mas ainda bastante idealista) do mundo, especialmente depois que é forçado a deixar o orfanato.

Kiryu tende a se abrir significativamente em torno daqueles com quem se sente confortável, embora as pessoas que ele considere "amigos" sejam poucas e distantes entre si.

Kiryu parece ser um pouco estranho quando se trata de romance, e além de Yumi Sawamura e Kaoru Sayama, não mostra muito interesse em perseguir mulheres. Quando confrontado com um potencial relacionamento com Mayumi, ele repetidamente a rejeita. Quando perguntado sobre isso por seu empregador, Yotaro Nakajima, ele não consegue encontrar uma razão para isso.

O passado de Kazuma Kiryu

Nascido em 17 de junho de 1968, Kiryu perdeu os pais ainda jovem e cresceu no Sunflower Orphanage, onde conheceu Akira Nishikiyama e Yumi Sawamura, com quem se tornou muito próximo.

Shintaro Kazama, capitão da família Dojima - e mais tarde patriarca da família Kazama - foi considerado o pai adotivo do trio e serviu como a principal motivação de Kiryu e Nishikiyama para ingressar na yakuza. Embora inicialmente se opusesse à ideia, Kazama finalmente permitiu que os dois se juntassem à Família Dojima ao lado dele, devido à sua determinação durante a briga com ele.

Uma das primeiras desventuras de Kiryu ocorreu na véspera de Natal de 1980, quando Kiryu - por preocupação com Kazama - o segue para um ataque à máfia coreana de Jingweon. Enquanto esteve lá, Kiryu interrompe as negociações de Kazama com dois membros do Jingweon. Na confusão causada pelo repentino aparecimento de Kiryu, Kazama é forçado a proteger Kiryu matando um dos agentes.

Quando Kiryu tem 27 anos, ele já subiu na hierarquia e ganhou notoriedade, a tatuagem de dragão nas costas lhe rende o apelido de "O Dragão de Dojima". Kiryu estava trabalhando no sentido de iniciar seu próprio grupo subsidiário dentro do clã Tojo, mas esse sonho é frustrado quando ele é derrubado pelo assassinato do patriarca da família Dojima, Sohei Dojima.

Para proteger Yumi e Nishikiyama, ele ordena que corram, e é pego em flagrante na cena do crime, condenado a dez anos de prisão. Pouco antes de sua libertação, ele recebe uma carta de Kazama, solicitando seu retorno a Kamurocho e levando aos eventos de Yakuza / Yakuza Kiwami.

Curiosidades

  • O nome de Kiryu, Kazuma, teve sua etimologia explicada em Ryū ga Gotoku Kenzan! O primeiro kanji 一 (kazu) significa solitário, enquanto o segundo 馬 (ma) significa cavalo. Isso se refere ao único cavalo montado que levaria uma unidade de cavalaria para a batalha. Como tal, o nome sugere um indivíduo corajoso que gosta de liderar de frente e fazer as coisas, como convém à personalidade de Kiryu.
  • Em Yakuza 4, os protagonistas representam os 4 deuses orientais. Kazuma Kiryu representa o Dragão Azure, pois ele é o mais equilibrado dos personagens e também o mais sábio.
  • Kiryu aparece como personagem convidado nos seguintes videogames: Project X Zone 2, Binary Domain e Taiko No Tatsujin DX.
  • Sua semelhança foi apresentada na End of the Century Premium Edition of Fist of the North Star: Lost Paradise como uma skin alternativa para Kenshiro.
  • Kiryu é o personagem mais solicitado para uma aparição em Tekken 7.
  • O aniversário de Kiryu, 17 de junho, é o mesmo do criador de Yakuza, Toshihiro Nagoshi.

Postar um comentário

0 Comentários