Porsche Esports Carrera Cup Brasil: Adaildo Vieira e Renan Azeredo vencem a primeira etapa


No domingo (10) aconteceu a primeira corrida oficial do Porsche Esports Carrera Cup Brasil, pioneiro campeonato oficial de automobilismo virtual chancelado por uma categoria no país, em Interlagos. A dupla da UI1-Positive Simracing, formada por Adaildo Vieira e Renan Azeredo, venceu a disputa marcada pelo equilíbrio. Bruno Risseto e Rodrigo Baronio, da Fitness Racing Snow Schatten e Luizinho Gonzaga e Jeff Giassi, da equipe Corinthians Ronaldo completaram o pódio.

Foram 30 duplas finalistas que fizeram uma disputa nos mesmos moldes da Endurance Series da Porsche Império Carrera Cup, que tem o intuito de aproximar o ambiente virtual do real. Além da disputa, os 60 pilotos finalistas concorreram a duas clínicas de pilotagem com os carros da Porsche Carrera Cup. Para os demais participantes, foram sorteados dois Porsche Experience.
Largando na pole position, Luizinho Gonzaga da equipe Corinthians – Ronaldo manteve a primeira posição. Com uma boa largada, Renan Azeredo saiu da terceira posição do grid e assumiu o segundo posto, seguido por Rodrigo Baronio, Renan Azeredo e Cesar Froener. Gustavo Ariel, da Shell V-Power, completou o top 5 no fim da primeira volta.
Na abertura do décimo giro, os cinco primeiros colocados já se desgarraram do restante do pelotão e iniciaram uma grande disputa pela vitória. No meio do grid, Cassio Almeida fez bonita ultrapassagem para assumir a nona colocação da prova.
Na volta número 11, Luizinho Gonzaga, líder da prova, perdeu o ponto de freada no Laranjinha e saiu da pista, caindo para o sexto lugar. Renan Azeredo assumia a liderança da prova seguido de perto por Rodrigo Baronio e Gustavo Ariel. Em linda disputa entre o segundo e o terceiro colocados, Ariel fez bonita ultrapassagem para assumir a vice-liderança da prova, na volta 15.
As posições se mantiveram após a primeira parada de boxes para reabastecimento. Mais atrás no grid, na briga pela oitava posição, o piloto do carro #2 foi tocado ao defender a posição e acabou caindo para o 14º posto, em bonita disputa com o carro #219.
Na metade da prova, Renan Azeredo abria quase 5 segundos de vantagem para Gustavo Ariel, que era muito pressionado pelo terceiro colocado Rodrigo Baronio, em uma disputa eletrizante antes da segunda parada nos boxes.
Com a segunda parada, vieram as trocas de pilotos e de posições na corrida. A liderança se manteve com o carro #15, guiado por Adaildo Vieira. A segunda posição passou para Jonatas Marcon, com Bruno Risseto em terceiro e Felipe Baptista em quarto. De tanto pressionar, Risseto ultrapassou Marcon e assumiu o segundo lugar da prova, na volta 43. Um giro depois, Marcon rodou na reta oposta e perdeu a terceira posição para Baptista. Na sétima posição, Moises Caraballo fazia ótima corrida de recuperação após largar em 21º.
Assim como aconteceu durante toda a prova, a UI1-Positive Simracing abriu os trabalhos de pit stop para o último stint da corrida. Após as paradas dos demais pilotos, Adaildo recuperou a liderança, porém a diferença era de apenas três segundos para Risseto.
Restando sete voltas para o fim, Jeff Giassi fez linda ultrapassagem em cima de Willian Candido, assumiu a quarta posição e foi em busca do pódio. Após grande disputa na penúltima volta Giassi assumiu de forma fantástica a terceira posição, deixando Felipe Baptista em quarto. Adaildo Vieira confirmou a vitória com Bruno Risseto em segundo lugar.
Veja a prova completa aqui:

O que eles disseram
“Durante a semana conversei muito com o Renan e disse que venceríamos no detalhe. Quando herdamos a liderança, falei para o Renan esquecer do combustível e abrir. Deu muito certo, ele foi muito rápido nos dois stints e nos deu sete segundos de distância. A minha performance não foi muito boa, mas o foco era trazer para casa. Tentei não forçar e fazer isso. Foi uma corrida muito cerebral. Vai ser muito legal conhecer os pilotos no dia da premiação. Quero agradecer a todos pela brilhante organização. E vamo que vamo!”
Adaildo Vieira – Positive Sim Racing
“Foi uma preparação intensa. Treinamos bastante para acertar a tocada. Conseguimos ganhar a corrida durante a semana e fizemos os ajustes necessários para a corrida de hoje. Largar em terceiro é melhor do que largar em segundo aqui em Interlagos. Depois ficamos no vácuo e conseguimos poupar bastante. Assumimos a liderança e com a briga dos demais abrimos uma boa distância. Consegui entregar o carro sem danos para o Adaildo que fez um grande trabalho. Estou muito feliz, nem acredito que conseguimos a vitória. Quero agradecer a todos os meus patrocinadores e todos que torceram por mim.”
Renan Azeredo – UI1-Positive Simracing
“Foi uma grande corrida. Consegui imprimir um ritmo forte. O aprendizado da corrida de quarta valeu muito para hoje. Não sei se conseguiria chegar no Adaildo, ele estava muito rápido. Estou muito feliz com o resultado. O primeiro lugar é o objetivo de todos, mas não podemos desmerecer um pódio. Parabéns a dupla vencedora que fez uma grande corrida.”
Bruno Risseto – Fitness Racing Snow Schatten
“Foi uma corrida sensacional. No quali fiz o que pude, mas não consegui a pole. Minha estratégia na corrida era poupar pneus e equipamento. No fim, estávamos 10 segundos atrás e conseguimos tirar bastante diferença no pit. Sofri bastante pressão, acabei não conseguindo esfriar os pneus e acabei sendo ultrapassado. Quando o Bruno assumiu imprimiu um ritmo forte e fez um grande trabalho. Quero agradecer a todos os meus patrocinadores. Muito obrigado"
Rodrigo Baronio – Fitness Racing Snow Schatten
“Estou muito emocionado, foi uma das corridas mais emocionantes que participei. Disputar com pilotos reais foi sensacional. Fiz um grande quali, mas meu volante desligou na corrida. Consegui voltar e toquei no meu concorrente. Depois mantivemos a nossa estratégia e deu tudo certo. Quero agradecer ao Giassi que andou muito.”
Luizinho Gonzaga – Corinthians Ronaldo
“Desde a tomada de tempo estávamos com um ritmo muito forte. Mas ele teve um problema no volante e tivemos que colocar a cabeça no lugar. Fui para cima desde a hora que assumi o volante. Fizemos uma parada muito rápida e isso nos ajudou muito. No fim, consegui ultrapassar o Baptista, consegui chegar em terceiro que é uma posição sensacional. Quero agradecer todos os meus patrocinadores, meu pai e minha namorada.”
Jeff Giassi – Corinthians Ronaldo


Postar um comentário

0 Comentários