James Gunn está fora de Guardiões da Galáxia Vol. 3 (e de qualquer filme da Disney)


Na manhã desta sexta (20) James Gunn se envolveu numa polêmica grande. O diretor de Guardiões da Galáxia virou centro de uma grande controvérsia ao ter tweets antigos encontrados, cujo conteúdo é bem ofensivo. Como resultado, na tarde que a Pessoa que Vos Fala™ escreve, Gunn foi demitido de Guardiões da Galáxia Vol. 3.

O Deadline reporta que a Disney cortou laços com Gunn, já agendando o terceiro filme com status de sem diretor. Em comunicado da Disney, o presidente da Walt Disney Studios Alan Horn, cita:

"As atitudes ofensivas e declarações no Twitter de James são indefensáveis e inconsistentes com os valores do estúdio, e nós cortamos nossas relações profissionais com ele".

Segue o tweet:


A demissão vem nos trilhos da tempestade de tweets dos fãs pedindo por justiça, mesmo Gunn sendo um dos diretores mais populares da atualidade. O caso também levantou um debate quente (como era de se esperar), que logo entrou em assuntos como o movimento #MeToo, a eterna guerra política de direita alternativa x esquerda progressista, a segunda da qual Gunn constantemente declarou ser parte.

Entendendo o caso

Os tweets em questão falam em tom de piada sobre estupro e pedofilia. Coisa desse tipo:

A melhor coisa de ser estuprado é que quando você termina de ser estuprado, você pensa ‘uau, como é ótimo não ser estuprado!

Como resultado, o diretor desativou seu Twitter. Não sem antes deixar um pedido de desculpas:

Muitos que acompanham minha carreira sabem que, quando comecei, eu me enxergava como um provocador que fazia filmes e contava piadas que eram ultrajantes e tabu. Eu já discuti isso publicamente várias vezes, eu me desenvolvi como pessoa, assim como meu trabalho e humor.

Não quero dizer que sou melhor, mas sou muito, muito diferente do que há alguns anos. Hoje tento basear meu trabalho em amor e conexões e menos em raiva. Meus dias de dizer algo apenas porque é chocante e digno de uma reação acabaram.

No passado, eu pedi perdão pelo meu humor que possa ter magoado pessoas. Eu realmente lamentei e mantenho cada palavra das minhas desculpas. Que fique registrado que, quando fiz essas piadas chocantes, foi da boca pra fora. Eu sei que é uma declaração esquisita de se fazer, e parece óbvio, mas ainda assim, aqui estou eu, fazendo-a.

De qualquer forma, essa é a verdade verdadeira: eu fazia piadas ofensivas. Não faço mais. Não culpo meu eu do passado por isso, mas eu gosto mais de mim e me sinto um ser humano e criativo melhor hoje. Amo todos vocês.

Outros exemplos você pode conferir abaixo. Consegui salvar os prints de um tweet agora apagado:



Cedo ou tarde o juju ruim cobra o preço

Todo mundo muda, e isso é ótimo. Entretanto, cedo ou tarde o juju ruim que você atraiu por algo feito no passado, presente ou futuro, cobra o preço. Falamos sobre esse assunto, seguimos e finalizamos na retrô dessa semana. Confira, é um papo completo sobre cinema, política, internet e publicidade.

O que se sabe, é: a notícia vem num timing ingrato. Com a San Diego Comic-Con em andamento, James Gunn teria um grande painel realizado na noite de hoje no Hall H. Ele indicou que anunciaria um novo projeto, e esse poderia ser um filme do anime Berserk.

Para quem se divertiu e vibrou com a influência de James Gunn no MCU, perde-se uma importante peça no futuro da Casa das Ideias. Teria a Disney descoberto os tweets agora? Teria a Disney sabido dos tweets há tempos, mas só agora -que deu ruim- queimaram o diretor? Quem poderá dizer.

Postar um comentário

0 Comentários