Nielsen afirma que novo sistema é capaz de medir a audiência da Netflix


Nesta semana a Nielsen veio a público declarar algo ousado: que seu novo sistema é capaz de medir a audiência da Netflix! Por décadas a companhia tem registrado as audiências na TV de todos os tipos: esportes, desenhos, séries, etc. Quantas pessoas assistem o quê, e qual é o perfil demográfico desse público? Com base nisso, sua série favorita pode durar anos, ou encontrar a foice do cancelamento mais cedo. 


Com o avanço da tecnologia, a Nielsen também é capaz de medir a audiência do DVR, ou seja: saber quantas e quais são as pessoas que gravam seus programas para assistirem depois. Entretanto, com inovações como o streaming - mais especificamente, a Netflix - a companhia se viu diante do desafio de não possuir um meio de gerar esses dados, o que fez a Netflix ganhar fama pela dificuldade de medir o seu público alvo em números mais exatos.

Até agora.

A Nielsen agora acredita ter as ferramentas necessárias para medir a audiência da Netflix, segundo dito pela companhia em entrevista ao Morning Edition da NPR. Eric Deggans, da Nielsen, disse que agora a companhia pode usar as mesmas técnicas de amostra usadas para programação na TV a cabo e aberta para mensurar as séries originais da Netflix. Falando com números: Brian Fuhrer, vice presidente sênior de produtos e liderança da Nielsen, declarou que 6.1 milhões de pessoas assistiram ao primeiro episódio de Defensores na primeira semana.


"Eu realmente acho que é uma grande mudança na visão geral da TV e como as pessoas observam o consumo," disse Fuhrer. Os números permitem que a Nielsen mostre o quanto os espectadores estão fazendo maratonas, e quanto tempo os espectadores continuam com os programas que são lançados de uma só vez. A Nielsen também descobriu que filmes infantis, como Moana, estão entre a programação mais popular da Netflix. A Netflix não comentou o assunto junto a NPR.


Claro, a Netflix é diferente da TV tradicional por um detalhe chave: não ter comerciais. Com isso, as classificações etárias não são importantes para impressionar os anunciantes, mas sim para impulsionar as assinaturas. Vale notar que a Nielsen não lançou a lista completa das audiências da Netflix, nem essas audiências incluem pessoas que assistem em celulares ou outros dispositivos que não sejam uma TV.

Entretanto, uma notícia dessas é um passo curioso em questão de transparência, abrindo uma janela em como as coisas acontecem dentro de uma empresa notoriamente secreta.

Postar um comentário

0 Comentários