Comemorando o aniversário de The Legend of Zelda - Ocarina of Time


2016 foi bastante especial para as Crianças Grandes™, pois grandes clássicos fizeram aniversário.

Tivemos os 30 anos de Cavaleiros do Zodíaco, os 24 anos de Yu Yu Hakusho, os 18 anos de Metal Gear Solid, os 20 anos de Sakura Card Captors, Pokémon, do primeiro Tomb Raider, os 15 anos de Super Smash Bros. Melee... Resumindo: gente pra caramba ficou idosa. E outro nome muito querido esteve nessa roda: The Legend of Zelda: Ocarina of Time, que fez 18 anos.

Ocarina of time foi lançado em 21 de novembro de 1998 para Nintendo 64, e até hoje é uma delícia falar sobre ele. Mais do que suquinho de laranja. Parece que o jogo nunca envelheceu, e sempre se manteve incrível, a frente do seu tempo. "OoT" é um dos meus momentos favoritos na história dos videogames. Por isso, nada melhor do que celebrar o aniversário falando sobre a minha parte favorita dele - a trilha sonora.

Vem comigo.


A fama imortal, que não morre no final

Ocarina of Time é incrível, mas a força do jogo não vem de um único elemento, e sim da soma deles. Mesmo que apele pro clichê de bem x mal, a forma como isso é feita te causa impacto, leva você por uma jornada: e ela é épica, tensa, triste, emotiva, engraçada, bonita. Junte com a trilha sonora, e ela dá uma profundidade ainda maior na experiência de jogo.

Não é só música para preencher o vazio, como se fosse som ambiente, coisa linear em loop infinito. É coisa de filme: ela te faz rir, se emocionar, passar raiva, ter a sensação de urgência, de wow, e tudo isso sem ter em mãos a tecnologia que existe hoje em dia. Isso sem falar do óbvio: em OoT a música é um fator fundamental do jogo!

Com as músicas aprendidas na Ocarina você acessa áreas, vem e volta no tempo, imobiliza inimigos, o que torna a obrigação do trabalho musical ser impecável, ainda maior. Para isso, quem assumiu a bronca sabe do que faz: o japonês Koji Kondo, famoso pela música de jogos como Punch-Out!!!, Duck HuntStar FoxSuper Smash Bros. Melee (!), e vários títulos de Mario e Zelda. Então... É. Ocarina of Time ficou em boas mãos

(E o detalhe mais bobo ainda: ser produzido/dirigido pelo Shigeru Miyamoto)


Faixas favoritas

Tão complicado quanto falar porque a Viúva Negra é minha personagem predileta, é falar quais são as músicas de Ocarina of Time que eu mais gosto. Mesmo os efeitos sonoros como o tananana da abertura de um baú, marcaram época. Mas dá pra tentar fazer um top 5 das favoritas, então simbora:

5- Market


Depois de zerar o game e ouvir nessa música, fica o forte de sentimento "mas como eu queria saber a mer#!% que viria depois". É uma música tranquila, bem cara de folclórica/medieval/renascentista, o tipo de som que você mentaliza um mercado cheio de gente, estilo Xena, vendedor gritando, crianças brincando. Aí tem o artista de caravana fazendo truques, gente conversando... Bem estilo do mercado de Hyrule mesmo.

4- Hryule Castle Courtyard


Eu amo essa música por ser oposto do momento que ela embala. Link entra no castelo da Zelda e tem que passar pelos guardas, andando no jardim da família real, sem ser notado. Isso é invasão! Ha. Mas é aquele momento onde os dois são crianças, tudo é inocente. É um tipo de mini-game engraçado, de você precisar passar na base do stealth muito antes desse termo virar moda com Assassin's Creed.

3- Kotake & Koume


No Templo do Espírito você encara não um, mas dois chefes. As irmãs Kotake e Koume são bruxas, e nem tão difíceis assim de derrotar, mesmo na forma unida - Twinrova. O final é meio tragicômico: as duas não entendem que morreram, e que a "coisa" na cabeça delas são auréolas. Doideeera. A música traduz isso, com um Q de humor e aquele jeito de "música de bruxa".

2- Goron City



Essa é outra música com cara de "já ouvi isso antes". Sabe o tema das fases subterrâneas de Super Mario World? Achou que é parecido, um pouco que seja? Não é acidente: entre os "vários jogos" de Mario que o Koji Kondo compôs a trilha sonora, estão ambos os Super Mario World. Goron City tem mesmo esse jeito de "música subterrânea", que combina com o ar descontraído deles, principalmente o líder, Darunia.

1- Gerudo Valley


Ah, ela. Sempre ela. Porque o melhor fica na lista toda, mas o mais melhor de bom, fica para o fim. E como definir o amor por Gerudo Valley? Resposta: é impossível definir. A pegada "Bamboleo" é gostosa demais em qualquer versão, seja cover ou original. Você pensar no deserto, a queda de água enorme que termina em Lake Hylia. E a ironia os Gerudos, são as Gerudos, e o único Gerudo homem que existe.. Foi nada menos que o vilão, Ganondorf. Heh.

Hyrule Symphony: aumentando o amor por Ocarina of Time


Fechamos a lista, mas não teria como fechar o texto sem indicar o Hyrule Symphony. Lançado em 1999, o álbum traz as composições de Koji Kondo, re-arranjadas por Ryuichi Katsumata. É uma das três versões oficiais da trilha sonora, e uma das mais famosas entre os fãs. Se você quer se apaixonar ainda mais por essa trilha sonora e o universo de Ocarina of Time, dica quentíssima.

Eu sei que a segunda-feira já passou, mas... Solte o play:



Tracklist:
1. Title
2. Kokiri Forest
3. Hyrule Field
4. Hyrule Castle
5. Lon Lon Ranch
6. Kakariko Village
7. Death Mountain
8. Zora's Domain
9. Gerudo Valley
10. Ganondorf
11. Princess Zelda
12. Ocarina Medley
13. The Legend of Zelda Medley

Postar um comentário

0 Comentários