Entrevista: Kane BlueRiver

(Entrevista originalmente publicada no HMBR em 07/08/2016)

Após um tempo sem convidados, hoje, conversamos com um dos deuses do Marvel 3, um dos melhores jogadores sul-americanos e que esse ano, quase realizou um feito inédito para a América do Sul. Em 2015 ele ganhou o Evolution em Ultimate Marvel vs Capcom 3. O bí bateu na trave, mas KBR segue sendo um dos caras a serem batido no jogo. Confira nosso bate papo e conheça mais sobre o jogador e a criação do seu trio:

Olá Nico, tudo bem? Por favor se apresente para o pessoal.
Tudo bem, meu nome é Nicolás Gonzaléz, conhecido como KaneBlueRiver no mundo dos jogos de luta, principalmente por minhas conquistas no UMvC3, como o título do EVO 2015 e o segundo lugar no EVO 2016.

Como foi seu interesse por jogos de luta e o desejo pelo lado competitivo?
Em 2004 conheci um amigo que ia regularmente aos arcades e me fez conhecer os jogos de luta, sempre gostei de jogos competitivos e já joguei Quake, Starcraft, Magic e vários outros entre os níveis de aspirate à competitivo, e, obviamente, gostei muito disso principalmente pelo foco ser no 1vs1 e não ter influência de sorte ou azar. Comecei com Street Fighter III Third Strike e Capcom vs SNK 2.

Hoje você é um dos melhores jogadores da série Marvel e já conquistou um EVO. Sua dedicação na série foi maior no terceiro jogo ou começou desde a primeira versão do jogo ou dos primeiros crossovers da Capcom? 
MVC3 foi o primeiro jogo dos crossovers de Marvel que joguei. Lembro que quando criança jogava MvC1 no PlayStation, mas, casualmente e pensando que jogava igual Street Fighter, então, então eu nunca realmente aprendi a joga-lo. Gostava de ver os vídeos de MvC2 mas nunca o joguei, no Chile ninguém jogava-o. 


Quais jogadores você vê hoje como os melhores na América do Sul?
No Chile, além de mim, temos o Moisés. No Peru temos os jogadores Axel e Jin. No Brasil eu não ouço muito sobre a cena, então, assumo que os melhores sejam Linj e Acido, ao menos pelos resultados que possuem. Mas claro que existem outros jogadores que aspiram voos mais altos e gostaria de vê-los nos torneios internacionais.

Uma vez você participou do Treta no Brasil. Pensa em participar de mais torneios por aqui?
Participei do Treta 2013 e fiquei em segundo lugar, perdendo a final para o Linj no UMvC3. Me encataria ir para mais torneios no Brasil, mas o problema, é principalmente dinheiro para as viagens.


Sua equipe é uma máquina na luta corpo a corpo, qual foi sua ideia para construir o trio com Haggar, Sentinela e Hulk?
Quando os personagens de UMvC3 foram anunciado, Haggar já era uma escolha para mim porque eu gosto muito do personagem, desde os tempos de Final Fight. Sentinela eu queria jogar com ele devido aos vídeos do UMvC2 e eu esperava ter um Sentinela de nível mundial, assim como, falavam do Sentinela doSanthrax. 

Com esses personagens no time, nesse momento analisei minhas forças e fraquezas como jogador. Nesse momento do jogo, ninguém fazia one-hit kill, então, decidir focar totalmente na força. Sei que minhas execuções e reações são más, porém, tenho boas leituras e sou bom estudando o jogo. Assim, se eu encosto, garanto de ao menos matar um personagem. Com isos em mente, Hulk era a opção óbvia para completar o trio.

Vamos falar sobre a final do EVO desse ano. Sua vitória contra Chris G foi uma grande luta e parecia que a final seria mais equilibrada. Analisando a luta, tentaria algo diferente para quebrar o zooning de Soul Fist? 
A verdade é que não tinha muito o que fazer. É a melhor equipe, jogada pelo melhor jogador no seu melhor estado mental. Eu sempre tive muito claro que a única maneira que podia ganhar de Chris G com meu time, é si ele não estivesse focado no jogo, o que acontece com frequência. Mas no EVO ele jogou o seu melhor jogo. Claramente preciso de outras opções de time para ter chance contra ele.

Os jogadores do EUA mudaram a forma que tratavam, dentro e fora do jogo, depois do título do EVO 2015? 
O momento de glória em 2015
Não muito na verdade. As pessoas que me dou melhor, não se importam se eu ganhei ou perdi, estão comigo aconteça o que acontecer, sempre.Suponho que os jogadores que buscam chegar no topo, me veem como um dos "inimigos a serem vencidos", mas, acredito que isso joga a meu favor. Algumas pessoas mudaram, unas para o bem e outras para o mal, mas eu não me preocupo com isso.Não tneho interesse de entrar no drama e quero apenas que meu jogo fale por mim.

Um futuro Marvel 4 ainda é incerto e vemos vários jogos novos, das franquias tradicionais, sendo lançados. Você está treinando outro jogo ou deseja competior seriamente em outros jogos, além do UMvC3?
Sempre joguei outros jogos de luta com o mesmo interesse, o problema é que nunca tive as ferramentas para ser bom neles.  UMvC3 é um jogo que é muito mais fácil de aprender sí mesmo do que qualquer outro jogo de luta. Todos os outros jogos tratam da interação entre dois jogadores. Em MvC3 é sobre impedir a interação com o outro jogador. Nesse momento estou trabalhando, além do Marvel, com SFV, GGXrd, KOF14 e MKXL e espero por outros jogos, como Tekken 7.

Para aqueles que querem aprender sobre UMvC3, qual seu conselho para elas começarem a aprender o jogo?
Muita paciência. No inicio poderá se sentir com dificuldade, especialmente se não tiver pessoas iniciando e do seu nível para jogar. Mas, uma vez que rompa a barreira de entrada, o jogo te recompensa muito e sentirá que o teu progresso é muito satisfatório.


Kane obrigado pela entrevista e atenção conosco do HMBR. Desejamos sorte nos próximos torneios e para terminar, deixe uma mensagem para o pessoal do site e onde podem te encontrar para acompanha-lo.
Saudações e muito obrigado a vocês, pessoal do HMBR, pela oportunidade, seguirei dando o melhor de mim, não apenas no UMvC3, mas em todos os jogos de luta que eu for jogar. 

Muito obrigado pelo apoio e vocês podem me encontrar em @kanebluriver no Twitter,  twitch.tv/kaneblueriver no Twitch e facebook.com/kanebluerivercl no Facebook. Abraços!

Versión española

Hola Nico, ¿cómo estás? Por favor preséntese al personal. 
Que tal, mi nombre es Nicolás González, conocido como Kane Blueriver en el mundo de los juegos de lucha, principalmente conocido por mis logros en UMVC3, como 1er lugar en el Evo 2015 y 2º lugar en el Evo 2016 

¿Cómo fue que se interesó en los juegos de lucha y el deseo de entrar en el mundo competitivo? 
 El 2004 conocí a un amigo que iba regularmente a los arcades y el me hizo conocer los juegos de lucha, a mi siempre me han gustado los juegos competitivos, he jugado Quake, Starcraft, Magic y varios otros a nivel al menos aspirante a competitivo, y obviamente esto me gustó mucho, especialmente por ser 1v1 y no tener azar. Empecé con 3S y CVS2. 

Hoy usted es uno de los mejores jugadores en la serie de Marvel y ha ganado un EVO. Su dedicación la serie fue mayor en el tercer juego o se puso en el momento de la primera version o desde los primeros crossovers de la Capcom? 
MVC3 fue el primer juego de los crossovers de Marvel que jugué. Recuerdo que cuando niño jugaba MVC1 en PS1 pero muy casualmente y pensando que se jugaba igual que un SF convencional, entonces nunca realmnete lo aprendí. Me gustaba mirar videos de MVC2 pero nunca jugué el juego, en Chile nadie lo jugaba. 


En América del Sur, ¿que se ve como los mejores jugadores de Marvel en este momento? 
En Chile, aparte de mi está Moises, en Perú están Axel y Jin, de Brasil no escucho mucho pero asumiré que en general los mejores serán Linj y Acido, al menos por temas de resultados. Pero hay muchos otros jugadores que aspiran a llegar a nivel alto en todas las regiones y me gustaría verlos más en torneos internacionales. 

¿Alguna vez ha participado en el Treta en Brasil, piensa participar en más torneos aquí? 
Participé en el Treta el 2013, quedé 2º en UMVC3, perdí la final contra Linj. Me encantaría ir a todos los torneos que pueda en Brasil, el problema es principalmente el dinero para viajar. 

Su equipo es una máquina cuando llega en el cuerpo a cuerpo, lo que fue la idea de construir el trío con Hulk, Haggar y Sentinel? 
Cuando anunciaron los personajes de MVC3, sabía que quería jugar Haggar porque me gusta mucho como personaje desde Final Fight, y sabía que quería jugar Sentinel porque me gustaba mucho verlo en MVC2 y esperaba poder algún día tener un Sentinel de clase mundial así como antes hablaban por ejemplo del Sentinel de Santhrax. Teniendo esos dos personajes, hice un análisis de mis fuerzas y debilidades como jugador, y en ese momento nadie tenía one-hit kills, así que decidí enfocarme completamente en la fuerza, sé que mis reacciones y ejecución son malas, pero tengo buenos reads y soy bueno estudiando el juego, así que si logro tocar a alguien, si va a ser dificil, mejor me aseguro que si va a morir. Teniendo eso en mente, Hulk fue la opción obvia para terminar le equipo. 

Vamos a hablar de la final de la EVO este año. Su victoria contra Chris G fue una gran pelea y parecía que el final sería más equilibrado. Un análisis de la lucha, intenta algo diferente para romper o zooning del Soul Fist? 
La verdad es que no había mucho que hacer. Es el mejor equipo, jugado por el mejor jugador en su mejor estado mental. Yo siempre he tenido claro que la unica manera en que yo le puedo ganar a Chris G con mi equipo, es si el no está con la mente en el juego, lo que le suele pasar a menudo. Pero en el Evo jugó su mejor juego. Claramente necesitaré otras opciones de equipo para poder tener oportunidades contra él. 

Los jugadores de América que cambió la forma en que te tratan dentro y fuera de las peleas después de ganar el EVO 2015? 
No mucho, la verdad. La gente con la que me llevo mejor, no le importa si gano o pierdo, está conmigo pase lo que pase desde siempre. Supongo que los jugadores que buscan llegar a la cima si me ven como uno de los "enemigos a vencer" pero creo que eso juega a mi favor. Alguna gente cambió, unos para bien, otros para mal, pero yo no me preocupo de eso. No tengo interés de entrar al drama, sólo quiero que mi juego hable por mí. 


Un futuro Marvel 4 es todavía incierto y vemos varios nuevos juegos de las franquicias tradicionales. Usted está entrenando a otro juego o si desea competir seriamente en otro juego, además de UMVC3? 
Siempre he jugado otros juegos de peleas con el mismo interés, el problema es que nunca he tenido las herramientas para ser bueno en ellos. UMVC3 es un juego que es mucho más fácil de aprender por uno mismo que cualquier otro juego de peleas. Todos los demás juegos tratan sobre la interacción entre 2 jugadores. MVC3 es sobre negar la interacción con el otro jugador. Ahora mismo estoy trabajando además de Marvel, en SFV, GGXrd, KOF14 y MKXL, y espero otros juegos también, como Tekken 7. 

Para aquellos que quieran aprender acerca de UMVC3, ¿cuál sería su consejo para la persona para comenzar a aprender el juego? 
Mucha paciencia. Al principio puede sentirse muy dificil, especialmente si no tienes gente principiante de tu nivel con quien jugar. Pero una vez logras pasar la barrera de entrada, el juego te recompensa mucho y sientes que tu progreso es muy satisfactorio. 

Kane gracias por la entrevista y para la atención de nosotros HMBR. Deseamos suerte en los próximos torneos y terminar dejar un mensaje para el personal del sitio y donde pueden encontrar para que lo acompañe. 
Un gran saludo y muchas gracias a ustedes, los chicos de HMBR, por la oportunidad, seguiré dando lo mejor de mi no solo en UMVC3 si no que en todos los juegos de pelea en que trate de jugar, muchas gracias por el apoyo a los que visitan el sitio, y pueden encontrarme en @kanebluerivercl en Twitter. twitch.tv/kaneblueriver en Twitch y facebook.com/kanebluerivercl en Facebook. Saludos!

Postar um comentário

0 Comentários