Game & Música: Super Hang-On 20th Anniversary Collection (review)


Não disse que o Game & Música voltaria? Conforme prometido no post de estreia do Armadura Nerd, uma das colunas mais queridas do HMBR seria trazida para o novo site com a mesma ideia de falar sobre game music, dando aquele temperinho que você só encontra com a gente. E como é dia de estreia o post precisa ser especial, certo? Então vamos de review com um CD que ultimamente não sai do meu Media Player.

Em 1987 foi lançado para Super Hang-On, sequência de Hang-On que viu o sucesso ao ganhar versões para DOS, Commodore Amiga, Atari ST e Mega Drive em 1989 e 1990. E voi-lá! Graças ao console da Sega a pessoa que vos fala conheceu o jogo de corridas que muitíssimo me irrita, mas que felizmente tem uma ótima trilha sonora. Com isso quando chegamos em 2007 a Wave Master lançou a Super Hang-On 20th Anniversary Collection, para comemorar os vinte anos do menino Super.

A coleção é objetiva: 17 músicas, das quais 11 são da trilha sonora original, composta por Katsuhiro Hayashi e Koichi Mickey Namiki. Dela por si só eu gosto muito, pois captura bem demais o espírito de ação e aventura que você imagina ter numa corrida de motos acontecendo ao redor do mundo, ou contra rivais muito bons de roda como acontece no modo original. Tipo um mix de Velozes e Furiosos com MotoGP. As outras 6 músicas são das coisas mais gostosas que eu ouvi por aí, e olha que eu já ouvi de muito um pouco.

(Pena terem deixado uma ou outra coisa de fora como o som da lojinha de peças do modo original)

Hiroshi Kawaguchi e Mickey fizeram novos arranjos com instrumentos de verdade para tudo. O tema principal ganhou duas versões, Outride a Crisis, Sprinter (que eu ouço enquanto escrevo), Winning Run e Hard Road também ganharam banho de loja. O resultado? Fantástico! Se na simplicidade da tecnologia anos 80 a trilha sonora original já passava perfeitamente o ar de liberdade e ação que eu tanto gosto, as novas músicas aumentaram isso com a pegada rock animada e super pra cima.

Afinal, o que você esperaria de dois caras que fizeram parte da lendária S.S.T.Band?

A S.S.T.Band foi uma banda (como o nome diz, duh) ativa entre o final da década de 80 até o começo dos anos 90, formada pelo time de som da Sega na ocasião. O grupo era dedicado a isso: gravar e tocar versões rock das músicas da Sega, que gritam a inspiração da época na qual elas foram tocadas, mas a banda também gravou alguns trabalhos originais. Infelizmente os músicos se separaram em 1993, mas se reuniram em vários momentos e deixaram um trabalho bom demais como você vê a seguir:


É o tipo de vídeo que te deixa vidrado e faz pensar como sempre: fucking Japão!

A jogabilidade de Super Hang-On é um tanto travada e muito, muito irritante. Eu adoro a ideia do jogo, mas desde 1993 nós dois nunca nos demos bem. Pelo menos ficou a trilha sonora impecável, que nas versões do CD de 20 anos caberiam sem esforço nas cenas de ação ou perseguição de qualquer filme estrelado pelo Vin Diesel ou Jason Statham. Solte o play que vale a pena:


Tracklist:

1. Hang-On ~Theme of Love~ -[H.] Arrange Ver.-
2. Title
3. Main Theme
4. Goal
5. Name Entry
6. Opening
7. Outride a Crisis
8. Sprinter
9. Winning Run
10. Hard Road
11. Goal
12. Name Entry
13. Hang-On ~Theme of Love~
14. Outride a Crisis -Mickey Arrange Ver.-
15. Sprinter -Mickey Arrange Ver.-
16. Winning Run -Mickey Arrange Ver.-
17. Hard Road -Mickey Arrange Ver.-

Postar um comentário

2 Comentários

  1. A trilha sonora desse game é impecável até os dias de hoje!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Tanto a original quanto a com novo arranjo, é de uma qualidade que supera qualquer efeito do tempo <3

      Excluir

Seja educado(a) antes de comentar. Educação é grátis, e todo mundo gosta.